Argentina: insetos portadores do greening (HLB) são encontrados em Entre Ríos
O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina detectou recentemente a presença de insetos portadores de Huanglongbing (HLB), doença que é mais conhecida como greening e afeta diretamente as culturas de cítricos.
Os insetos foram detectados na província de Entre Ríos, nas proximidades do Rio Uruguai. Contudo, a ocorrência nas zonas produtivas ainda é baixa, já que não foram observados sintomas nas plantas dessas áreas. O trabalho é fruto das ações que o Senasa vem fazendo dentro do Programa Nacional de Prevenção do HLB (PNPHLB), que também conta com capacitações e assistências aos produtores.
Como informa o La Nación, será feita uma reunião de produtores e dos Ministérios de Agroindústria e Produção de Corrientes e Entre Ríos nesta sexta-feira (22) para determinar detalhes de um plano de contingência diante dessa detecção.
"É a notícia que não gostaríamos que chegasse: essa é a doença mais complicada e complexa de combater nos cítricos a nível mundial. Não tem cura e mata a produção", explicou Fernando Borgo, presidente da Federação dos Cítricos de Entre Ríos.
A doença, contagiosa, demora entre um a três anos para se manifestar.
Com informações do Infocampo e La Nación
0 comentário

Citros/Cepea: Preços ao produtor encerram abril em queda

Citros/Cepea: Avanço do outono deve diminuir demanda por laranjas in natura

Brasil conquista abertura de mercado na Índia para os citrus brasileiros

Abertura de mercado na Índia para produtos cítricos brasileiros

Citros/Cepea: Maior presença das precoces pressiona valor da laranja no mercado de mesa

Citros/Cepea: Preços da laranja caem no mercado de mesa