Safra da laranja tem alta na produtividade no interior de São Paulo

Publicado em 07/12/2017 11:14
Clima com chuvas regulares e reserva energética contribuíram para o número positivo na produção

As chuvas que caíram desde maio no interior de São Paulo favoreceram a produtividade da laranja na região. Segundo Vinícius Trombin, coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), realizada pelo Fundecitrus, as precipitações são essenciais para o bom desenvolvimento do fruto. “Ela é necessária para a fixação (de meados de outubro a dezembro), influencia no peso (quanto mais chuva, especialmente próxima à colheita, mais pesado o fruto fica) e na queda (uma seca severa pode implicar em maior queda, o que pode ser agravado pela porta-enxerto)”, explica.

Além do alto nível de pluviosidade, outro fator essencial para a produtividade foi a boa reserva energética. Na safra anterior, as árvores tinham produzido pouco e acumularam energia. “Ainda estamos avaliando os números coletados no campo. Em breve teremos uma reestimativa”, afirma Trombin.

O florescimento da laranja se inicia em outubro em grande parte das regiões, e a colheita é normalmente feita em maio do ano seguinte. “O clima ideal para a plantação é o inverno: seco, com temperatura amena e chuvas regulares e bem distribuídas a partir da primavera”, finaliza o especialista.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a chuva no interior de São Paulo deve ser regular em dezembro e janeiro, com algumas interrupções (de no máximo uma semana), o que não irá prejudicar o desenvolvimento do fruto. “Esta primeira quinzena será bastante irregular, mas na segunda volta a chover bem. Já em janeiro, podemos ter mais uma semana seca e quente”, afirma o meteorologista.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1,5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Linhas Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário