Mercado árabe é novo destino para suco de frutas

Publicado em 22/12/2010 06:36
Cocamar investe na exportação de bebidas não alcoólicas para ampliar venda externa de produtos industrializados elevando faturamento a US$ 2 mi.
O mundo árabe é a aposta da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, de Maringá, para potencializar a exportação dos seus produtos industrializados a partir de 2011. O objetivo é primeiramente comercializar com o mercado dos Emirados Árabes (principalmente Dubai e Abu Dabi), e logo em seguida atingir países como a Líbia, Irã, Iraque e Paquistão, que já estão em negociação com a cooperativa. O foco das vendas internacionais são as bebidas não alcoólicas, como os sucos de frutas tropicais e também à base de soja.

Segundo Marco Roberto Alarcon, gerente comercial de Produtos da Cocamar, a expectativa é que o valor das vendas internacionais de produtos acabados, que hoje gira em torno de US$ 1,1 milhão, dobre no ano que vem. ''Exportar esses produtos está no nosso planejamento estratégico porque nos obriga a atualizar nossa tecnologia. Vamos atuar nesse mercado pela facilidade de exportar bebidas não alcoólicas. O consumidor árabe olha diferente para os produtos tropicais'', avalia Alarcon.

Mas esse olhar diferenciado não diminui as exigências deles. Alguns países árabes enviam representantes para o Brasil para fazer inspeções na produção 'in loco' antes do início da importação. ''É um pouco mais tranquilo que a exportação de frango, que envolve questões religiosas, mas há algumas exigências (em relação as bebidas). Já temos negócios com os árabes referentes a algumas commodities e outros produtos, e agora vamos entrar com os sucos prontos'', exemplifica o gerente comercial.

Além de vislumbrar o mercado árabe, a Cocamar já atua com seus produtos industrializados na Ásia, América do Sul, América do Norte e Europa. Os dos mercados com maior penetração é o Japão, com grande volume de vendas. ''O interessante é que conquistamos o paladar dos consumidores japoneses, e não dos brasileiros que residem no país. Entre os sucos mais procurados estão o de manga, laranja com acerola e guaraná com açaí. Nas feiras internacionais de O foco das vendas internacionais são as bebidas não alcoólicas, como os sucos de frutas tropicais e também à base de soja.alimentos, os pavilhões do Brasil estão sempre lotados, o que comprova a popularidade do que produzimos'', complementa Marco Roberto.

Faturamento

A Cocamar deve fechar este ano com um faturamento 25% maior em comparação ao ano passado. A expectativa é que a receita atinja R$ 1,5 bilhão em 2010. Para no ano que vem, a projeção é que o faturamento da cooperativa chegue a R$ 2 bilhões. Além dos sucos, na linha de produção da cooperativa estão ainda bens como trigo, óleo de milho, mostarda, álcool, polpa de tomate, algodão, entre outros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de Londrina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário