Sistema inovador de módulos solares para estufas está sendo testado na Holanda

Publicado em 27/03/2025 20:15
Jornada BASF Nunhems visitou empresa de pesquisa e inovação em cultivos agrícolas e novos usos da tecnologia chamaram a atenção dos produtores e especialistas brasileiros

Logotipo Notícias Agrícolas

Em mais uma parada da Jornada BASF Nunhems, o Notícias Agrícolas e o grupo de produtores de tomate e especialistas brasileiros puderam visitar as instalações da Delphy, uma empresa holandesa que se concentra em pesquisa, projetos, gerenciamento de culturas baseado em dados, consultoria e treinamento.

A visita às instalações, que ficam na cidade de Bleiswijk, distante 81 quilômetros da capital Amsterdam, foi guiada pela pesquisadora em horticultura, Linda Nooren, e não pôde ser registrada em vídeos ou fotos, devido à condução de projetos e pesquisas confidenciais.

WhatsApp Image 2025-03-27 at 20.09.34
Sede da Bleiswijk na cidade de Bleiswijk na Holanda - Foto: Guilherme Dorigatti

Grande parte dos trabalhos desenvolvidos por lá tem como objetivo otimizar as técnicas agrícolas para reduzir o uso de recursos, responder melhor aos desafios climáticos e aumentar a produtividade e a qualidade de frutas, vegetais e flores.

Uma das pesquisas que estavam em desenvolvimento para o tomate buscava apontar quais os melhores índices de luz solar para o cultivo, com a mesma variedade semeada nas mesmas condições, manejada com tempo e intensidade de luz diferentes durante a safra.

Outra estufa de pesquisa utilizava inteligência artificial para controlar de maneira totalmente autônoma indicadores como temperatura, luz, fertilizantes e água, garantindo o máximo aproveitamento dos recursos e alta qualidade dos produtos.

Mas a estação que mais chamou a atenção dos especialistas e produtores brasileiros foi a que conduzia uma pesquisa inovadora da empresa suíça Voltiris, que promete revolucionar a geração de energia e luzes para estufas.

De acordo com informações do site da empresa, a ideia é fornecer módulos solares inovadores para estufas, que combinam filtragem de espectro para produtividade agrícola com desempenho fotovoltaico, independentemente do tipo de cultivo.

Modulos Solares Voltiris
Módulos Solares da Voltiris - Foto: Divulgação

Para isso, quando a luz solar atravessa o vidro da estufa, um sistema de espelhos dicróicos, que faz parte da solução Voltiris, permite a passagem dos componentes de luz necessários para a fotossíntese das plantas (luz PAR). Ao mesmo tempo, a parte não utilizada do espectro é filtrada e capturada por painéis solares, tendo como resultado energia renovável sem afetar o crescimento das culturas e podendo ser utilizada para cobrir as necessidades da estufa ou vendida para a rede elétrica local.

“Essa é uma inovação de potencial altíssimo que pode resolver um dos grandes desafios do cultivo em estufas, que é o alto custo de energia”, comentou um dos produtores brasileiros do grupo.

Outro ponto interessante da atuação da Delphy na Holanda é a alta conexão com a academia do país, seja em forma de parcerias com as universidades para condução de estudos e pesquisas, seja com a visita de grupos de estudantes. Durante quase 1 hora e meia de visita do grupo brasileiro, pudemos presenciar ao menos três grupos de estudantes holandeses passando pelas instalações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário