CitrusBR: Queda de 55% "amarga" cotações do suco de laranja na Bolsa de NY
Queda livre Os contratos futuros de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ, na sigla em inglês) sofreram forte desvalorização na Bolsa de Nova York em 2025. O preço da commodity acumula queda de mais de 55% em relação ao pico alcançado no ano passado.
Comparação O ápice da cotação aconteceu em 5 de setembro de 2024, quando a Bolsa de Nova York alcançou os 549,75 pontos — valor equivalente a cerca de US$ 7.998,00 por tonelada. Neste ano, no entanto, o piso já alcançou 242,90 pontos, ou US$ 3.535,00 por tonelada — uma perda de 55,8%.
O que explica
Três fatores influenciam os fundamentos do mercado, segundo analistas independentes:
Queda na demanda
Segundo o analista Harry Campbell, da Expana, em entrevista ao jornal britânico Financial Times, “a demanda cai de um precipício”. De acordo com ele, a principal causa é o aumento nos preços do produto, que afasta consumidores.
Qualidade
Os baixos estoques de suco dificultaram o processo de blending, que mistura o suco de alta qualidade da safra anterior ao suco do início de safra — mais ácido e menos doce. Isso fez com que, nos últimos anos, o produto fosse menos homogêneo ao longo do ciclo. Segundo Campbell, notas amargas decorrentes de frutas afetadas pelo greening ficaram mais evidentes nesse contexto.
Expectativa de aumento de produção
De acordo com Andres Padilla, analista do Rabobank, em entrevista ao Valor Econômico, o mercado trabalha com a expectativa de um aumento entre 20% e 30% em relação à safra 2024/25.
Enquanto isso, a safra dos Estados Unidos está estimada em 11,5 milhões de caixas, uma redução de 500 mil caixas em relação à previsão anterior — e 36% menor do que na temporada anterior.
A estimativa oficial da safra 2025/2026 será divulgada pelo Fundecitrus em 09 de maio.
0 comentário

2°edição da Fruit Attraction registra aumento de 30% no volume de atividades

Tomate Strongton já é resistente ao vírus rugoso

Notícias Agrícolas conheceu o Centro de Experiência do Tomate da BASF Nunhems

Sistema inovador de módulos solares para estufas está sendo testado na Holanda

Maranhão desenvolve importantes regiões de produção de frutas e é destaque na Fruit Attraction

Oferta mais enxuta eleva preços do cacau no Brasil e no Mundo