Rastreabilidade e inovação são destaques na segunda edição da Fruit Attraction em São Paulo
O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, tendo o setor de hortifruti como responsável por 16% da mão de obra do agronegócio, segundo a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados). Pelo segundo ano consecutivo, São Paulo receberá a Fruit Attraction, evento internacional que reúne a cadeia produtiva de frutas e hortaliças. A edição de 2025 acontece entre os dias 25 e 27 de março, na capital paulista.
Diversos elos da cadeia de hortifruti estarão presentes no evento, como agricultores, comercializadores e empresas de insumos e sementes, como a BASF, que é líder em produtos de proteção de cultivos para HF e compartilhará iniciativas em rastreabilidade da produção agrícola e inovações na Fruit Attraction.
Um dos destaques da empresa são as a melancias Pingo Doce, que se tornaram um grande caso de sucesso do mercado brasileiro, inspirado em um modelo de negócio desenvolvido na Espanha. Disponível nas versões de polpa vermelha a amarela, a fruta se destaca pela baixa quantidade de sementes, alto teor de doçura e tamanho compacto - cerca de sete quilos a menos que as variedades comuns.
Com a produção concentrada nos estados de Goiás, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul, são produzidas 30 mil toneladas destas melancias por ano. A marca de sementes de frutas e hortaliças Nunhems® gerencia toda a cadeia produtiva da Pingo Doce tradicional e amarelinha, incluindo logística, armazenamento e comercialização. Além disso, todo o processo produtivo é rastreado, permitindo que o consumidor conheça a origem do produto consumido.
No campo, a variedade exige um manejo mais sustentável, com ambientes favoráveis para a polinização por abelhas e um sistema de irrigação por gotejamento, que reduz o consumo de água em até 30%. Com esses diferenciais, a Pingo Doce tem ganhado cada vez mais espaço nos supermercados de todo o Brasil.
“Nos orgulhamos em dizer que a Pingo Doce está transformando o consumo de melancias no Brasil ao oferecer mais praticidade, sabor e qualidade ao consumidor, além de gerar benefícios para toda a cadeia produtiva com um modelo sustentável e rastreável”, afirma Thiago Fonseca, gerente de Clientes e Consumidores de Nunhems®, marca de sementes e hortaliças da BASF Soluções para Agricultura.
Controle de pragas e doenças no campo
Atenta às necessidades do agricultor, a BASF apresentará seu portfólio completo de proteção de cultivos para frutas e hortaliças. É o caso de Mibelya® e Melyra®, fungicidas formulados a partir da nova molécula Revysol® para o controle preventivo de doenças da maçã, batata, tomate e citros. Ambos atuam nas diferentes fases dos fungos e podem ser utilizados em programas de manejo de resistência.
Já o Vinquo® é uma solução inovadora voltada para o controle de insetos sugadores, como a mosca-branca (Bemisia spp), listada entre as 83 pragas de maior risco fitossanitário para o Brasil, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O inseticida se diferencia por seu modo de ação que paralisa a alimentação do inseto em poucos minutos, impedindo a transmissão de viroses na cultura do tomate. Períodos de altas temperaturas e baixa umidade, por exemplo, criam um ambiente propício para o aumento da população dos insetos sugadores, o que pode causar perdas de até 100% de produtividade nas lavouras.
“Nosso compromisso é apoiar os agricultores com soluções inovadoras que protejam as lavouras e garantam produtividade, sem abrir mão da sustentabilidade no campo. Anualmente, investimos mais de 900 milhões de euros em pesquisa para oferecer tecnologias que contribuam para a qualidade e a segurança dos alimentos que chegam à mesa do consumidor”, comenta Katty Corrente, líder de Marketing de Hortifruti, Cana e Café da BASF Soluções para Agricultura.
Fruit Attraction Brasil
Quando: 25 a 27 de março de 2024, das 10h às 18h
Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP
0 comentário

Produtores organizados em cooperativa e olhar voltado para a exportação: como é a comercialização dos tomates de Almería na Espanha

Setor de frutas do Brasil vê potencial de expandir exportação

Hortifruti é o segmento que mais emprega no estado de São Paulo

Agrodefesa reforça vigilância para evitar a entrada da mosca-da-carambola em Goiás

Dia do cacau: fiscalização rigorosa protege produção nacional e consumidores

Jornada BASF Nunhems visitou produtores de tomate em Almeria na Espanha