Banana/Cepea: Termômetros em baixa
A partir do último final de semana, a temperatura caiu nas principais regiões produtoras de banana do Sul do País. No Norte de Santa Catarina, por exemplo, as máximas não passaram dos 10ºC em alguns municípios, e as mínimas se aproximaram dos 5ºC entre sexta (09) e terça-feira (13), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Inclusive, relatos de produtores consultados pelo Hortifrúti/Cepea foram de geadas em algumas áreas de baixada.
Como resultado, o desenvolvimento dos bananais foi impactado, o que deve diminuir rendimento, calibre e qualidade – avanço da aparição de chilling (escurecimento da casca) – nas próximas semanas. As menores temperaturas, no entanto, não chegaram a afetar a demanda, que seguiu consistente nesta semana (12 a 16/08). No período, a banana nanica de primeira qualidade foi comercializada a R$ 2,33/kg na praça norte-catarinense, avanço de 7% em relação à semana anterior. Para a prata de mesmo perfil, as cotações também cresceram, 14%, sendo vendida na média de R$ 2,75/kg.
0 comentário
Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações