HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Clima influencia na safra 2023/2024 da maçã: Governo do Estado realiza ações contínuas para incentivar a produção catarinense

Publicado em 16/07/2024 16:25

As questões climáticas influenciaram na safra 2023/2024 da maçã em Santa Catarina, a produção foi de 423 mil toneladas, o que representa uma queda de 24% na comparação com as 552,2 mil toneladas da fruta produzidas na safra 2022/2023, conforme dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Santa Catarina é campeã nacional na produção de maçã, atenta a necessidade de investimentos em pesquisa e de acesso a programas de incentivo, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) desenvolve ações contínuas junto às empresas vinculadas Epagri, Cidasc e Ceasa para aumentar a produtividade e difundir novas tecnologias nesse cultivo.

Um dos exemplos desse panorama é São Joaquim, município reconhecido como líder na produção de maçã no estado, com 63% da área catarinense no cultivo da maçã. O Decreto nº 277/2024 da Prefeitura de São Joaquim, de 1º de julho de 2024, declarou situação de emergência no município, em decorrência das chuvas intensas. O decreto considera que a estimativa de perda foi de 20% na produção da maçã da variedade Fuji e 30% na produção da variedade Gala, de acordo com o Relatório de Estimativa de Perdas em Função de Evento Climático, realizado pela Epagri/SJ.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, a SAR está ouvindo o setor e estimulando o acesso aos programas existentes para minimizar as perdas. “Somos referência na produção de maçã, o governo do Estado está trabalhando firmemente para que o setor tenha sempre uma vigilância e investimentos constantes. Santa Catarina é conhecida pela qualidade dos alimentos e o nosso compromisso é manter o setor funcionando e aquecido, para que o nosso estado continue sendo referência tanto de maçãs, quanto de outros produtos”, destaca. 

Ações e Programas

Além de ações de pesquisa e extensão rural, realizadas pela Epagri, e de defesa sanitária vegetal, por meio da Cidasc, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária desenvolve programas como o Financia Agro SC, Reconstrói SC, Pronampe Agro SC e Terra Boa, que auxiliam produtores com financiamentos e subvenção de juros para investir nas propriedades e nos processos produtivos. São incentivos para cobertura de pomar, utilizados no cuidado e proteção das frutas contra o granizo e outras intempéries, assim como a prevenção e controle de diversas pragas e doenças nas plantações de maçã.

A SAR também desenvolve o programa Poliniza Santa Catarina, que tem por objetivo organizar, valorizar e proteger as abelhas no momento da polinização, trazendo benefícios na produtividade de hortaliças, grãos e frutas, entre elas a maçã. Além de monitorar e alertar sobre o uso adequado dos defensivos agrícolas, evitando a mortandade e a redução do tempo de vida das abelhas e, consequentemente, evitando a intoxicação de frutas, hortaliças e mel.

A Epagri desenvolve e difunde tecnologias para aumentar a produtividade e sustentabilidade, uma delas é o uso de sensor LiDAR (Light Detection and Ranging) para avaliação do manejo de pomares de macieira. A pesquisa está em desenvolvimento. O sensor LiDAR utiliza pulsos laser, que geram uma nuvem tridimensional de pontos dos objetos-alvo. Permitem gerar informações sobre o desenvolvimento da planta ao longo do ciclo, bem como informações morfológicas como altura, superfície e dimensão de uma planta ou pomar.

Por meio da Cidasc, toda a produção de maçã de Santa Catarina passa pela certificação fitossanitária através de responsáveis técnicos habilitados. A principal ameaça à produção de maçã é o cancro europeu (causado pelo fungo Neonectria ditissima). A preocupação é tamanha que várias entidades se unem anualmente na campanha "Todos contra o Cancro Europeu", que promove ações de comunicação e educação de produtores, profissionais e trabalhadores, para que reconheçam os sintomas da doença e saibam as medidas que devem ser tomadas, erradicando as plantas sintomáticas dos pomares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secretaria de Estado da Agricultu

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário