Com foco no setor de cacau e chocolate, Exporta Mais Brasil marca presença em Ilhéus com 15 compradores internacionais

Publicado em 16/07/2024 10:43
O programa da ApexBrasil promoverá visitas técnicas e rodadas de negócios na cidade baiana conhecida como a capital do cacau. Edição ocorre na semana do Chocolat Festival

Dando continuidade às visitas pelos estados brasileiros, o programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), chega, nesta semana, a Ilhéus, Bahia, para promover o setor de cacau e chocolate. Será proporcionado o encontro entre compradores internacionais e empresas brasileiras em rodadas de negócios, que acontecerão nos dias 17 e 18/7. A edição acontece no período em que a cidade, reconhecida como a capital do cacau, recebe o Chocolat Festival.

A fim de mostrar todo o potencial e toda a qualidade que os produtos brasileiros carregam, a ApexBrasil selecionou o maior número de convidados de outros países dentre as edições de 2024. Ao todo, serão 15 compradores de 12 países: Rússia, Países Baixos, Bélgica, Portugal, Lituânia, França, Alemanha, Islândia, Israel, Emirados Árabes Unidos, Argentina e África do Sul.

Para representar o Brasil, 30 empresas participarão das rodadas de negócios. Dessas, 12 são baianas e as demais têm origem variada entre oito estados brasileiros. Em termos de produção, as marcas também possuem características diversas, abrangendo desde amêndoas decacau até chocolates bean-to-bar.

Nesta edição, a ApexBrasil conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Ilhéus, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e do Instituto Arapyaú.

Imersão no setor

Buscando uma aproximação ainda mais forte com a produção nacional, a ApexBrasil preparou uma programação com visitas técnicas. No dia 15/7, os compradores internacionais terão a oportunidade de conhecer a Mestiço Chocolates. A marca, fruto da terceira geração de produtores de cacau no Sul da Bahia, já é exportadora e cultiva o produto no método Cabruca, preservando a Mata Atlântica nativa.

No dia seguinte, os convidados terão uma agenda dupla. Primeiramente, participarão de uma experiência imersiva na cadeia produtiva do cacau - também no sistema Cabruca – realizada pela Dengo Origens. A imersão inclui visitas a viveiros de cacau, a áreas de colheita e a uma usina de beneficiamento e industrialização da amêndoa de cacau, proporcionando o contato não apenas com o chocolate, mas também com outros derivados da amêndoa, como o mel de cacau e polpas.

No mesmo dia, os compradores irão ao Centro de Inovação do Cacau (CIC). Inaugurado em 2017, o CIC é um laboratório com foco na realização de análises de amêndoas de cacau e presta serviços a produtores de variados portes e mesmo à indústria processadora, auxiliando a monitorar a qualidade do cacau brasileiro.

Rodadas de negócios

Como de costume, o ponto central do Exporta Mais Brasil são as rodadas de negócios entre os empresários internacionais e as empresas brasileiras. A iniciativa permite uma aproximação acelerada e qualificada, sendo uma grande facilitadora na exportação dos produtos nacionais.

Nesta edição, as rodadas acontecerão nos dias 17 e 18/7, no Sebrae Ilhéus. Serão dois dias dedicados a gerar bons negócios entre os 15 compradores e as 30 marcas brasileiras. Entre as representantes do Brasil, estão empresas de diferentes graus de maturidade exportadora e de diferentes tamanhos. Também estão representados empreendimentos com liderança feminina e cooperativas. Já entre os tipos de produtos a serem promovidos, há uma variedade, passando por diversos tipos de chocolate, bem como mas abrangendo usos variados do cacau.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ApexBrasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário