Extensão rural faz de Itaquiraí referência no plantio da banana pela agricultura familiar
A área ocupada pelas plantações de banana em propriedades atendidas pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Itaquiraí aumentou de 2,5 hectares para 40 hectares ao longo dos últimos 12 anos. Esse crescimento faz com que o município seja referência no cultivo da fruta pela agricultura familiar.
O trabalho de assistência técnica, parcerias com outras esferas administrativas e a criação de uma associação fizeram com que essa cultura chamasse a atenção e atraísse novos adeptos, gerando renda e levando qualidade de vida para o campo.
“Em 2011 nós tínhamos apenas cinco agricultores familiares plantando bananas em meio hectare cada. Hoje, os próprios produtores investem em conhecimento e aquisição de mudas selecionadas, proporcionando mais segurança na atividade”, explica o coordenador do escritório da Agraer em Itaquiraí, Adriano Alvino Schuffner.
Para o engenheiro agrônomo e extensionista da Agraer Juarez Souza Silva, o grande segredo do sucesso dos pequenos produtores é a diversificação. “A nossa missão é buscar alternativas, como agregação de valor na produção, gerando renda aos agricultores, aumento as oportunidades de empregos para o homem do campo e reduzindo a migração das famílias para os grandes centros”, complementa.
Esse trabalho, segundo o coordenador do escritório municipal, é realizado em conjunto com a prefeitura local por meio da Secretaria de Agricultura de Itaquiraí. O objetivo é alcançar os melhores resultados possíveis em termos de produtividade. Já a comercialização fica por conta da Associação dos Produtores de Banana, que lida com toda a logística e tem total domínio do mercado.
“O futuro dos agricultores que acreditam na atividade depende de uma política de estímulo e apoio com ações mais efetivas do governo em fomentar a atividade com assistência técnica em fruticultura. Temos a oportunidade de levar um atendimento técnico de qualidade através do nosso Programa de Assistência Técnica Efetiva”, acrescenta Adriano.
Segundo ele, ainda há espaço para que o cultivo da banana cresça ainda mais, já que apesar do aumento, grande parte da fruta consumida pela população em Itaquiraí vem de outras localidades. Ao mesmo tempo, essa demanda indica mercado garantido para quem apostar nessa cultura como fonte de renda.
“Temos a convicção que a diversificação é o caminho certo para o desenvolvimento sustentável e crescimento econômico, contribuindo sobremaneira para que os nossos agricultores familiares tenham maior qualidade de vida no campo”, completa o coordenador municipal.
0 comentário
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas