Foi dada a largada para a safra de pêssegos em Porto Alegre
A abertura da colheita na tarde de quinta-feira (03/11), na propriedade de Valdomiro Silveira dos Santos, marcou a largada para comercialização da safra de pêssegos em Porto Alegre. Atualmente oito produtores cultivam pêssegos das variedades Bonão, Peach, Zili, Premier, Maciel, Fascínio e Chimarrita em 23 hectares.
Segundo levantamento da Emater/RS-Ascar, a expectativa de safra é melhor que o ano passado, chegando a 160 toneladas de produção e uma produtividade média de oito toneladas por hectare. "Neste ano a diferença é que não houve granizo ou outros eventos que pudessem prejudicar a qualidade da fruta, por isto se esperam bons resultados apesar de a maturação estar um pouco mais atrasada que em outros anos", avalia o extensionista da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos.
Além disto, como acabou amadurecendo num período de mais luminosisdade e mais sol, com tempo mais seco, a fruta registra um bom teor de açúcar e uma coloração mais intensa. "O sabor e o aroma se destacam configurando uma das melhores safras dos últimos anos", completa.
A comercialização de toda a safra ocorre de forma direta ao consumidor, por meio de pontos-de-venda que estão instalados em frente ao mercado público, no Centro da Capital.
0 comentário
Futuros do cacau sobem mais de 5%
Programa Cacau SP será tema de debate em seminário do Instituto de Economia Agrícola
Do Grão à Barra #130 -Situada no semiárido, pesquisa revela o potencial produtivo para o cacau na região norte de Minas Gerais
Alcachofra é o destaque da semana (28/10 a 01/11) no atacado da CEAGESP
Mamão/Cepea: Oferta diminui, e preço reage
Exportações de frutas brasileiras registram crescimento no valor exportado em 2024