HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mapa e Embrapa firmam parceria para fortalecer o cultivo de variedades crioulas de inhame e abóbora em Alagoas

Publicado em 25/08/2022 10:41 e atualizado em 26/08/2022 09:05
Projeto visa capacitar os agricultores familiares no manejo sustentável melhorando a saúde e a renda das famílias

ASecretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa) e a Embrapa Alimentos e Territórios fizeram uma parceria por meio de Proposta de Descentralização Direta de Recursos visando a promoção de ações estratégicas que contribuam no incremento e potencialização do cultivo e agregação de valor às variedades crioulas de inhame e abóbora. O objetivo é gerar oportunidades de melhoria de renda e saúde das famílias agricultoras no estado de Alagoas. 

O projeto beneficiará 2.365 agricultores familiares alagoanos. Ainda que as ações estejam concentradas em Alagoas, a expectativa é que os resultados tenham impacto em nível regional. Serão investidos R$ 175 mil em 24 meses.

As variedades crioulas de alimentos são aquelas que obtidas através de seleção e cruzamento natural pelos agricultores. Entre as ações propostas na parceria estão o mapeamento das áreas e sistema de cultivo de inhame praticado pelos agricultores familiares em Alagoas e a capacitação dos produtores no manejo sustentável do tubérculo e na produção de rizóforos-sementes com qualidade fisiológica e sanitária. Também será determinado o o perfil químico e a composição nutricional das variedades crioulas de inhame e abóbora, visando agregação de valor e diferenciação das variedades.

O projeto também irá identificar os conhecimentos locais sobre as formas de preparo, a partir da abóbora e inhame, capacitando os agricultores e suas famílias a aprender novos preparos utilizando os frutos e tubérculos de abóbora e inhame de forma integral, como a polpa, as sementes e a casca.

Todas as ações de campo serão realizadas por meio de estratégia participativa, com a colaboração de entidades como a Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), a Cooperativa Agropecuária de Alagoas Ltda (Coopaal), a Associação Comunitária Flor do Bosque (Acaflorb) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As atividades de campo permitirão, também, o treinamento de estudantes de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário