Hortifruti/Cepea: Quem são os fornecedores externos de alho ao BR?

Publicado em 29/09/2021 07:53

Ainda que a produção brasileira de alho tenha crescido nos últimos 10 anos, o consumo interno também avançou, e a oferta doméstica não foi suficiente para compensar a demanda. Em decorrência disso, em 2020, mesmo com a crise econômica, o volume de alho importado atingiu recorde, totalizando 193 mil toneladas – o dobro do início dos anos 2000 (veja no gráfico).

alho cepea hortifruti produção exportação 2021

Mas, de onde vem esse alho? O principal fornecedor ao Brasil é a China, seguida pela Argentina e, em menor proporção, pela Espanha e Chile, segundo informações da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Mesmo com a liderança chinesa, os envios da Argentina, da Espanha e do Chile foram os que mais cresceram nos últimos 10 anos.

Pesquisa recente divulgada por Gustavo Buta e Jaim Junior, da Universidade de Brasília, indica que o menor crescimento da China, sua quase "estagnação", no fornecimento de alho ao Brasil pode estar relacionado à política comercial antidumping brasileira, que impõe tarifas específicas sobre o alho chinês.

Saiba mais detalhes quanto à produção, sazonalidade, tecnologia e variedade dos alhos de países fornecedores, na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário