Produtor de chocolate premiado busca Agro.BR para conquistar mercados

Publicado em 08/07/2021 12:29

Qualidade, capacitação e prêmios. Os produtores do Sul da Bahia, e de outras partes do país, se destacam na fabricação de chocolates gourmet e na busca por iniciativas para ganhar mercados no Brasil e no exterior.

Entre esses produtores estão Marco e Luana Lessa. Eles são os criadores da marca ChOr, que recentemente ganhou o Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021, da Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas (AVPA) em Paris, na França. O produto premiado foi o Bahia Terra da Felicidade, chocolate intenso ao leite com 55% de cacau. “Esse prêmio não é nosso, é do Brasil”, diz Marco.

Além da premiação no concurso francês, a ChOr ficou entre os dez melhores tabletes de chocolate escolhidos pela revista Prazeres da Mesa.

A marca foi criada em 2013, em Ilhéus. Segundo Marco, sua relação com o cacau e o chocolate começou quando se mudou para o Sul baiano, no início dos anos 90, e se intensificou ao criar o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, hoje considerado o maior evento do gênero no Brasil e na América Latina.

“Minha esposa, neta de cacauicultores, passou a infância em fazendas produtoras da fruta e com toda aptidão para o marketing e para gastronomia desenvolveu comigo essa marca”, explicou Lessa.

Em busca de ampliar a participação no mercado brasileiro e alcançar o mercado internacional, Marco e Luana inscreveram a empresa ChOr no Projeto Agro.BR, em agosto de 2020. “A parceria e o aprendizado com o Agro.BR tem sido estimulante e refletido claramente na qualidade do nosso chocolate e na participação de mercado”, disse Marco.

O Agro.BR é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Apex-Brasil, e busca aumentar o número de produtores rurais no comércio exterior e diversificar a pauta de produtos exportados pelo Brasil.

Para a coordenadora de Promoção Comercial da CNA, Camila Sande, é questão de tempo até os chocolates da ChOr iniciarem a jornada rumo às prateleiras internacionais.

“Nós sabemos o quanto o Brasil produz delícias e os nossos chocolates são a prova disso. O Agro.BR trabalha para o empresário rural desde o início, até que ele caminhe para a exportação. E a ChOr tem qualidade, sabor e reconhecimento, itens tão necessários para competir internacionalmente. Em breve conquistará o gosto de consumidores mundo afora”, disse.

De acordo com o consultor do projeto na Bahia, Roberto Vianna, a empresa aderiu ao portfólio virtual do projeto, participou das capacitações sobre exportação e do Encontro de Negócios Virtual Cacau e Chocolate 2020, realizado pela Apex-Brasil com o apoio da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

“O Agro.BR, com todas as suas ferramentas, impulsiona e possibilita a abertura de mercado para o empresário desenvolver a cultura exportadora, obter competividade e ter acesso a mercados estratégicos”, disse Roberto.

Segundo Vianna, os produtores da região Sul da Bahia têm se destacado no projeto Agro.BR. “O nosso objetivo é ajudar a dar visibilidade às empresas para a geração de negócios. Nós proporcionamos a aproximação comercial”.

“Nós temos consciência de que a partir de agora, com esse prêmio na França e com a parceria da CNA e de outros projetos, vamos aumentar nossa perspectiva de crescer cada vez mais”, destacou Marco Lessa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário