Manga/Cepea: Geadas atingem pomares em SP
As baixas temperaturas da semana passada (28 de junho a 02 de julho) atingiram a região produtora de manga de Monte Alto/Taquaritinga (SP). Em alguns pomares, sobretudo nas áreas de baixada, geadas ocorreram, com alguns casos de queima de panículas, principalmente no ponteiro das árvores.
Os danos às floradas devem ser melhor avaliados daqui a 15 ou 20 dias – mas, além da queima de flores, outra preocupação trazida pelo frio é a partenocarpia, distúrbio fisiológico potencializado pelas baixas temperaturas. Também não são todas as áreas com a ocorrência do distúrbio, mas é possível que os efeitos da partenocarpia sejam ainda mais expressivos que os da geada.
No geral, as áreas de palmer e de espada vermelha foram as mais afetadas, já que a variedade tommy é mais resistente aos danos das menores temperaturas.
A recomendação agronômica, em casos de geadas e de partenocarpia, é realizar a retirada manual das panículas ou dos pequenos frutos, para posterior reindução dos pomares; porém por ser um processo custoso, nem todos os produtores devem aderir à prática. As áreas reinduzidas, por sua vez, seriam colhidas mais tardiamente, em meados de fevereiro – praticamente no final do calendário normal da região.
0 comentário

Banana/Cepea: Concorrência com nanica pressiona cotações da prata

Preço da mandioca de março recua em 3,5% apresentando menor variação dos últimos dois meses

Jornada BASF Nunhems deixa a Holanda e segue para a Turquia

Mandioca/Cepea: Oferta segue em queda, e preços sobem

A qualidade dos vegetais começa aqui: centros de pesquisa na Holanda desenvolvem e testam novas sementes antes delas chegarem aos produtores

As sementes de vegetais da BASF Nunhems nascem aqui