Mamão/Cepea: Como estão os dados parciais de abril?
Assim como esperado, a oferta do mamão havaí começou a aumentar gradualmente em abril, sobretudo nas últimas semanas. Este cenário, juntamente com o comércio limitado, fez com que os preços recuassem ao longo do mês nas regiões produtoras. No Sul da Bahia, o havaí tipo 12 a 18 foi vendido por R$ 0,84/kg na parcial de abril (1º a 23/04), valor 55% inferior ao do mesmo período de março, quando a disponibilidade da variedade estava menor.
De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, o giro de vendas está muito baixo devido à situação econômica limitante e às restrições impostas no funcionamento de hotéis, escolas, restaurantes e até mesmo de supermercados para combater a covid-19, que têm afetado principalmente produtos muito perecíveis, que é o caso do mamão. Diante disso, a fruta tem se acumulado na roça, podendo ser observada até perdas recentemente.
E para o formosa? A dinâmica de abril foi bem parecida e a variedade foi comercializada por R$ 0,73/kg no Norte do Espírito Santo na parcial (1º a 23/04), valor 52% menor na mesma comparação. Como o fim de mês se aproxima, produtores acreditam que as vendas de mamão devem permanecer desfavoráveis nos próximos dias.
0 comentário
Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp
Melancia/Ceoea: Dezembro chegou e traz recuperação nas cotações