Batata/Cepea: Mês se inicia com preços em alta
Na parcial de abril (1° a 08/04), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 83,55 (ponderados pela classificação), na média das lavadoras do País, valor praticamente estável (+0,52%) em relação a março/21, quando fechou a R$ 83,12 (também ponderado pela classificação). Isso porque os primeiros dias de abril foram marcados por alta nas cotações em relação ao mês anterior, conforme o previsto, por conta do feriado da Sexta-feira Santa – período em que a demanda pelo tubérculo costuma aumentar, já que é um ingrediente presente em diversos pratos típicos.
Além disso, chuvas foram registradas nas regiões produtoras, ao mesmo tempo em que a safra das águas vem se desacelerando, restringindo cada vez mais a oferta nacional. Entretanto, nos últimos dias, sobretudo após o feriado na sexta-feira passada (02/04), os preços voltaram a recuar, tendo em vista que a demanda continua sendo comprometida pelas restrições decorrentes da pandemia e que o ritmo de colheita foi retomado, devido ao clima firme. Ademais, as batatas do Sul de Minas apresentam problemas de qualidade, como pele mais escura e baixo calibre, o que também tem puxado os valores para baixo.
A tendência para este mês, portanto, é que a oferta continue se reduzindo e, caso haja maior flexibilização para as atividades comerciais e de serviços não essenciais a partir da segunda quinzena, a demanda pode melhorar – cenários que, se concretizados, devem contribuir para uma alta das cotações no decorrer de abril.
0 comentário
HORTI RESENHA #77 - Abrafrutas: 10 anos fomentando exportações de frutas do Brasil
Abrafrutas celebra grande conquista: mercado chinês abre as portas para uvas frescas brasileiras
Pepino caipira é o destaque da semana (18 a 22/11) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
Cenoura/Cepea: Preços sobem com força em São Gotardo (MG)
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais de mandioca e florestas plantadas