HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Cultivo personalizado de hortaliças-fruto é tema de curso oferecido pelo Senar/MS

Publicado em 07/04/2021 12:31 e atualizado em 07/04/2021 15:13

Apesar de muita gente achar que berinjela, abobrinha, tomate, chuchu e pimentão são legumes ou verduras, essas espécies fazem parte do grupo das hortaliças-fruto. Particularidades no manejo dessas culturas podem garantir maior rentabilidade para produtores que buscam diversificar sua horta. O curso do Senar Mato Grosso do Sul que aborda o assunto é tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (07).

O valor agregado desses produtos chama atenção de quem cultiva. “O pimentão amarelo, o vermelho e o tomate estão entre os mais valorizados no mercado. No geral, esses e outros frutos possuem excelente aproveitamento, pois é possível, por exemplo, fazer conserva de algumas espécies. Também vale destacar a durabilidade no armazenamento, característica essencial para produtores que estão distante dos centros urbanos”, explica o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar/MS, Arnaldo Mongelo.

Algumas culturas exigem maior conhecimento técnico, pois demandam tratos específicos se comparado a outros grupos de hortaliças. “A dica para quem pretende iniciar o cultivo desses frutos é considerar as condições climáticas da região, fazer uma análise de mercado observando a demanda por esses itens e procurar saber sobre as ferramentas disponíveis”, detalha.

O cultivo protegido (plantio em estufas ou telados) e o uso de mulching (cobertura de proteção do solo), de acordo com o especialista, são algumas das tecnologias indicadas para se obter bons resultados na horticultura. O uso de fertirrigação, a produção de mudas por enxerto, como no caso do pepino, e a utilização de sementes híbridas, também são inovações que potencializam a atividade.

Na programação do curso ‘Cultivo de Hortaliças-Fruto”  os participantes aprendem sobre solo, escolha da área, preparo de covas, tipos de pragas e doenças, entre outras abordagens. As próximas agendas previstas serão em Itaquiraí, Corumbá e Miranda. A capacitação é gratuita e possui carga horária de 24h.

Ficou interessado? Procure pelo sindicato rural do seu município e confira o calendário de cursos. Na editoria #MercadoAgropecuário você fica por dentro da comercialização de frutos no primeiro trimestre de 2021. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário