Ferrero anuncia sua meta atingida de 100% de uso de cacau sustentável

Publicado em 29/03/2021 14:46
• Companhia atingiu sua meta de 2020 ao alcançar 100% de cacau sustentável proveniente de padrões gerenciados de forma independente e continua a trabalhar para chegar à total rastreabilidade em sua cadeia de abastecimento de cacau • Empresa acaba de renovar a parceria estratégica com a Save the Children para ampliar e fortalecer as atividades de proteção às crianças

O Grupo Ferrero, líder global no mercado de doces embalados, continua a impulsionar e dimensionar seus esforços de sustentabilidade do cacau como parte do Programa Valores Agrícolas Ferrero. Após atingir sua meta de obter cacau 100% sustentável por meio de padrões gerenciados de forma independente no final de 2020, a companhia continua a trabalhar para garantir total visibilidade e rastreabilidade de seu cacau em toda a sua cadeia de fornecimento e devida diligência. A empresa também renovou e estendeu sua parceria estratégica com a Save the Children, comprometendo investimentos significativos para proteger as crianças nas comunidades de produção de cacau.

 

Meta alcançada em 2020

 

Em 2011, a Ferrero assumiu o compromisso de fornecer grãos de cacau 100% sustentáveis ​​por meio de padrões de gestão independente até 2020 para ajudar a melhorar as condições de vida dos produtores de cacau e promover práticas sustentáveis. Em 2019, a empresa ampliou o escopo dessa meta para incluir o chocolate de terceiros. Hoje, a companhia tem o orgulho de confirmar que atingiu este objetivo.

 

Na prática, isso significa que a Ferrero obtém cacau sustentável por meio de órgãos líderes de certificação e outros padrões gerenciados de forma independente, como Rainforest Alliance (UTZ), Fairtrade e Cocoa Horizons. Isso garante que a empresa possa se beneficiar de forma otimizada de seus diferentes pontos fortes, enriquecendo sua estratégia abrangente de sustentabilidade do cacau, que continua a se desenvolver.

 

Indo além

 

A estratégia de abastecimento de cacau da Ferrero é baseada em um conjunto distinto de princípios que permitem à empresa implementar a devida diligência em toda a sua cadeia de abastecimento e aplicar soluções direcionadas.

 

A Ferrero é capaz de alcançar uma rastreabilidade muito alta desde as fazendas até os consumidores. Isso se deve à sua abordagem distinta para obter a maior parte de seu cacau como grãos crus, que são processados ​​nas próprias fábricas da Ferrero. Os grãos são obtidos como fisicamente rastreáveis ​​– também conhecidos como “segregados” ​​– de grupos de agricultores dedicados. Isso significa que a empresa sabe de quais fazendas vem o cacau, o que ajuda a identificar problemas e impulsionar mudanças positivas no campo, junto a cooperativas e agricultores.

 

Na safra de 2019/20, a Ferrero conseguiu rastrear mais de 95% do total de seus grãos de cacau até as fazendas e está avançando fortemente na rastreabilidade do chocolate de terceiros. Além disso, a empresa está fazendo progressos consideráveis ​​no mapeamento dos agricultores em sua cadeia de abastecimento como parte de seu compromisso de prevenir o desmatamento e na cobertura de grupos de agricultores com um Sistema de Monitoramento e Remediação do Trabalho Infantil ou sistemas equivalentes. Outro foco importante do programa da Ferrero é empoderar cada vez mais as mulheres e reduzir a desigualdade de gênero. A exemplo, até o momento, a Ferrero já apoiou cerca de 14.000 membros da comunidade do cacau, sendo principalmente mulheres, na obtenção de acesso a pequenos empréstimos para atividades empresariais.

 

Essas iniciativas são parte do compromisso mais amplo do Grupo de cumprir sua estratégia de sustentabilidade – melhorar a subsistência dos agricultores, proteger os direitos das crianças e preservar o meio ambiente.

 

Ferrero e a Save the Children ampliam parceria

 

A empresa está buscando ir mais longe com seu Programa Valores Agrícolas Ferrero, particularmente na proteção dos direitos das crianças.

 

A Ferrero anuncia hoje que está renovando e estendendo sua parceria estratégica com a Save the Children, com base no programa de três anos lançado em 2017 em 20 comunidades em toda a Costa do Marfim.

 

O projeto cofinanciado de 8 milhões de euros deve durar cinco anos. Espera-se que beneficie diretamente 37.000 crianças e adultos, e um total de 90.000 pessoas por meio de atividades de conscientização e divulgação em massa. Esta é uma importante promessa de ação como parte do Ano Internacional das Nações Unidas para a Eliminação do Trabalho Infantil.

 

A parceria renovada terá atividades ampliadas em 65 comunidades na região de Haut-Sassandra da Costa do Marfim, onde a Ferrero obtém uma quantidade significativa de cacau. O programa holístico fortalecerá os sistemas de proteção infantil, aumentará o acesso à educação e nutrição de qualidade, apoiará o desenvolvimento comunitário e capacitará mulheres e adolescentes

 

A Ferrero e a Save the Children irão coordenar estreitamente com as autoridades nacionais e locais e outras iniciativas da indústria para criar sinergias, sempre que possível, e maximizar o impacto.

 

Será uma nova dimensão na parceria para que a Save the Children forneça uma orientação estratégica e suporte técnico para a Ferrero e seus fornecedores a fim de garantir uma abordagem adequada na proteção da criança em toda a cadeia de abastecimento da Ferrero na Costa do Marfim e em Gana.

 

 “Continuamos a abordar as questões cruciais de direitos humanos em nossas cadeias de suprimentos e a fortalecer nossa devida diligência. No entanto, o trabalho infantil nas comunidades produtoras de cacau continua sendo um problema significativo e estamos determinados a ir além para enfrentar o desafio. É por isso que estou tão satisfeito por estarmos estendendo nossa parceria com a Save the Children com um foco particular na prevenção para aumentar nosso impacto nesta questão. Dessa forma, podemos ajudar a impulsionar mudanças significativas de longo prazo, não apenas em nossa cadeia de suprimentos direta, mas também além”, comenta o Head Global de Suprimentos e da Companha de Avelãs Ferrero, Marco Gonçalves.

Para Daniela Fatarella, CEO da Save the Children Itália, o trabalho infantil ainda é um grande problema na África Ocidental e tem suas raízes na pobreza e na falta de educação básica e conscientização. “Só tentando resolver esses problemas em conjunto com os investidores mais relevantes, podemos viabilizar a proteção à criança, o acesso à educação de qualidade, o empoderamento de adolescentes e jovens, e os ativos centrais para o desenvolvimento das comunidades. Por este motivo, temos o prazer de trabalhar em conjunto com a Ferrero e apoiar o compromisso da empresa em contribuir para uma cadeia de abastecimento de cacau justa e sustentável, em coordenação com os atores relevantes. Graças a todos esses esforços, milhares de crianças terão melhorias significativas em suas vidas”, afirma.

 

Além de trabalhar para proteger crianças e comunidades em sua própria cadeia de suprimentos, a Ferrero é membro de iniciativas coletivas como a International Cocoa Initiative, e a Cocoa & Forests Initiative. A companhia também aderiu recentemente a uma campanha que pede à União Europeia que fortaleça os direitos humanos e os requisitos de devida diligência ambiental das empresas nas cadeias de abastecimento de cacau globais.

 

A Ferrero apresentará um relatório sobre seu progresso em seu anual Relatório de Sustentabilidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário