Coleta de amostras de produtos hortifrutigranjeiros para análise de resíduos de agrotóxicos mostra bons resultados

Publicado em 18/11/2020 17:05

Apesar da pandemia do novo coronavírus, fiscais estaduais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) conseguiram desenvolver este ano o trabalho de coleta de amostras de produtos hortifrutigranjeiros para análise de resíduos de agrotóxicos e contaminantes.

Segundo a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Seapdr, Fabíola Boscaini Lopes, em 2020, o enfoque principal foi o varejo de diversas regiões do Estado. “É uma atividade muito importante, pois os alimentos são coletados prontos para o consumo, na gôndola do mercado, tendo resultado direto na garantia da qualidade do produto ofertado à população”, explica.

A engenheira agrônoma esclarece que os casos onde se encontram agrotóxicos acima do limite permitido para a cultura são rastreados, e a Secretaria realiza fiscalizações nas propriedades rurais de origem. “Lembrando que a rastreabilidade dos produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana é obrigatória, conforme Instrução Normativa Conjunta Anvisa/Mapa nº 02 de 2018, sendo que casos onde não é possível a rastreabilidade, a responsabilidade recai no varejo”.

Conforme Fabíola, essa competência é passada para o Estado via convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “E ficamos muito felizes com o reconhecimento do coordenador-geral de Qualidade Vegetal do Mapa, Hugo Caruso, e do chefe do Serviço de Inspeção Vegetal da Superintendência Federal da Agricultura/RS/Mapa, Leandro Kroth, que elogiaram o trabalho dos fiscais estaduais agropecuários da Seapdr, que atuaram de forma muito comprometida, apesar das questões da epidemia. Essa ação é também desenvolvida por outros órgãos estaduais de defesa agropecuária, e o Rio Grande do Sul teve esse destaque diante dos demais”, comenta com orgulho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário