Melão: Envios de outubro aumentam frente ao mês anterior

Publicado em 12/11/2020 16:24

As exportações brasileiras de melão aumentaram em outubro frente a setembro. De acordo com dados da Secretaria do Comércio Exterior (Secex), o volume embarcado foi de 36,5 mil toneladas, quantidade 9% maior em comparação com o mês anterior. Já a receita se elevou em 5%, somando US$ 23,2 milhões (FOB) – destaca-se que este incremento é comum no período.

Porém, quando comparado a outubro do ano passado, o volume exportado em 2020 ficou 19% inferior. Este cenário pode ser explicado pela dinâmica entre os anos: enquanto os primeiros embarques de 2019 foram afetados pelo excesso de fruta na Europa, elevando significativamente a procura em outubro, 2020 já se iniciou com envios intensos, justamente devido à menor oferta no continente europeu – sobretudo, em decorrência dos problemas registrados na safra espanhola.

Assim, o volume parcial embarcado na campanha 2020/21 (agosto a outubro) aumentou em apenas 2% frente ao ano passado, totalizando 75 mil toneladas, enquanto a receita se elevou em 1%, somando US$ 48,5 milhões (FOB). Este resultado é considerado positivo por agentes do setor, diante das incertezas da pandemia da covid-19 no mercado – o qual, agora, passa pela segunda onda da doença no continente europeu.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, até o momento, as exportações seguem de acordo com os contratos estabelecidos para a maioria dos agentes – por ora, poucos relatam dificuldades nas negociações. Entretanto, há receio em relação à segunda onda, pois, apesar de o lockdown estar mais brando em comparação com os primeiros meses de pandemia, ainda pode impactar nos embarques dos mais dependentes do comércio com hotéis, restaurantes e outros serviços de alimentação; por outro lado, os reflexos podem ser menos intensos para os que focam nas vendas para redes varejistas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário