Uva: Apesar de coronavírus, exportações seguem em alta

Publicado em 22/10/2020 11:52

Com a abertura oficial da janela de exportação do segundo semestre na semana 36, os envios de uvas – especialmente à União Europeia – têm sido ainda mais satisfatórios. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a demanda por uvas brasileiras está bastante aquecida na Europa, sobretudo devido à falta de frutas de caroço e à busca por uma alimentação mais saudável – dado o cenário de pandemia de covid-19, que também beneficia o consumo.

De acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), os embarques de setembro/20 tiveram alta de 52% em arrecadação e de 43% em volume frente ao mesmo período de 2019. Ainda, aumentaram expressivos 667% e 570%, respectivamente, frente ao mês de agosto.

A taxa de câmbio e a demanda favoráveis têm levado viticultores a priorizar os envios externos em detrimento à comercialização doméstica. Consequentemente, o mercado interno segue a tendência do início do ano e registra oferta reduzida para as uvas finas.

Esta restrição pode permanecer por algumas semanas, já que os envios também devem fechar o mês de outubro em alta. Ainda, vale mencionar que as exportações podem continuar firmes até meados de janeiro/21, já que, mais uma vez, o Chile tem enfrentado entraves com a seca local – o que pode abrir espaço para as uvas brasileiras no mercado dos Estados Unidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário