Melão: Expectativas de fim de ano não se concretizam
Esta semana (16 a 20/12) foi marcada pela desvalorização do melão amarelo na Ceagesp – cenário inesperado para essa época do ano, pela proximidade das festas de Natal e Ano Novo, que costumam contribuir para a comercialização da fruta.
De acordo com agentes consultados, este tem sido uns dos Natais mais difíceis para os atacadistas em termos de rentabilidade. A exemplo, o amarelo tipo 6 e 7 foi cotado em R$ 19,40/cx de 13 kg, valor 9% inferior ao da semana passada e 18% menor que a média do mês de dezembro em 2018 (R$ 23,52/cx).
Além disso, também foram relatados problemas relacionados à qualidade das frutas ofertadas, principalmente para as variedades pele de sapo e amarelo. Tais problemas estão relacionados às manchas nas cascas e à própria deterioração pelo tempo de prateleira das frutas.
Destaca-se que outro fator que pode corroborar para a menor qualidade das frutas e, consequentemente, para a grande oscilação de preços na capital paulista, é o fato de as exportações receberem as melhores parcelas da produção de melão pela alta exigência do mercado externo, restando no País as frutas de qualidade inferior.
0 comentário
Abertura de mercado no Peru para exportação de maçãs brasileiras
Do Grão à Barra #131 - Em meio a desafios, cacau em Rondônia ganha cada vez mais notoriedade
Pepino comum é o destaque da semana (04 a 08/11) no atacado da CEAGESP
Batata/Cepea: Mesmo com chuvas, preços caem pela 3ª semana
Indústria gaúcha de pecan está próxima de exportar para a China
Mandioca/Cepea: Média de outubro é a maior em 14 meses