Maçã: Balança comercial entra no vermelho

Publicado em 06/11/2019 11:05

Mesmo que as importações brasileiras de maçãs frescas estejam mais limitadas neste ano, frente aos anteriores, a balança comercial ficou negativa em receita a partir de outubro/19, como era esperado. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o déficit foi de US$ 6,8 milhões na parcial do ano (janeiro a outubro) – ainda maior frente ao observado no mesmo período de 2018.

Este cenário, por sua vez, está relacionado ao fato de que a queda do valor das importações foi inferior à das exportações – enquanto houve recuo de 7% na entrada da fruta em âmbito nacional, a redução nos ganhos obtidos com os embarques internacionais do Brasil foi de 19%. Vale lembrar que as exportações foram menores no período, em decorrência da quebra de safra da variedade gala e dos maiores calibres.

Para os últimos meses deste ano (novembro e dezembro), a tendência é de que a balança comercial de maçã fresca continue negativa, tendo em vista a maior entrada de frutas importadas no período. Porém, o quão negativa? Isso vai depender do comportamento de três fatores: do dólar (que pode seguir limitando a entrada de frutas importadas), da demanda doméstica (que costuma priorizar frutas importadas no fim de ano) e da oferta internacional.

DESTAQUE – Mesmo diante do observado, as exportações brasileiras de maçã fresca foram recordes para o mês de outubro, na série histórica da Secex (iniciada em 1997). O volume embarcado foi 17 vezes superior ao de setembro e 93% deste total, destinado a Portugal – sendo o restante, enviado para outros 39 países.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário