Banana: Menor oferta garante melhores preços em 2019

Publicado em 24/10/2019 11:45

Na parcial deste ano (janeiro a setembro), os preços da banana aumentaram nas principais regiões produtoras do País, devido à menor disponibilidade da fruta – em especial a de primeira qualidade. Enquanto a nanica de primeira foi comercializada na média de R$ 1,22/kg no Vale do Ribeira (SP) no período, a prata da mesma categoria foi vendida por R$ 1,81/kg no Norte de Minas Gerais – ambos os valores, 40% superiores aos da parcial do ano passado.

Contudo, não foram apenas os preços que aumentaram no período: os custos de produção também se elevaram em 22% na média dessas regiões produtoras, na mesma comparação. Este cenário, por sua vez, limitou a rentabilidade do setor. Isso, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, se deve aos maiores preços dos insumos (devido à alta do dólar), da energia elétrica, do frete e da mão de obra. Vale ressaltar que, em períodos de chuvas, houve aumento da pulverização contra a Sigatoka, elevando os gastos.

Para as próximas semanas, espera-se que os preços da banana nanica sigam em alta, visto que a colheita deve ser retomada apenas na virada do ano, e que os da prata recuem, já que – por conta das maiores temperaturas no semiárido e, consequentemente, da maturação mais acelerada – a oferta da variedade poderá aumentar.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário