Cenoura: Rendimento é positivo, mas preços continuam em queda
A oferta nacional de cenoura está elevada, uma vez que todas as praças produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea registram produtividade positiva. Em agosto, o rendimento em São Gotardo (MG) esteve 7,8% superior ao do mesmo período de 2018, quando a produção já estava elevada.
Neste cenário, os preços de setembro/19 estão inferiores aos do mesmo mês do ano passado e continuam recuando – se aproximando, inclusive, dos custos de produção. Apesar da retração na área nacional de cultivo da safra 2019, alguns produtores do Cerrado Mineiro se animaram com o panorama de mercado no primeiro semestre e plantaram maior área em junho e julho.
Esta produção, por sua vez, está refletindo em maior disponibilidade de mercadoria no momento. Assim, na parcial de setembro (1° a 20/09), os preços recuaram 38% em relação a agosto.
Com o clima seco auxiliando na produção, a expectativa é de que a oferta permaneça alta nas próximas semanas e as cotações, reduzindo. Com relação à safra de verão 2019/20, o semeio já se iniciou e deverá se intensificar no próximo mês.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações