Comunidades no Pará recebem incentivo para produção de cacau
Duas comunidades inseridas na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (ATX), a Vila Canopus, em Altamira, e Vila Xadá, em São Félix do Xingu, foram contempladas com a construção de barcaças, que serão utilizadas para o beneficiamento da produção de cacau na região. Promovidas no mês passado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), as ações fazem parte de mais uma etapa do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia.
O projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade (SBio/MMA), tendo como agência implementadora o Banco Mundial. As atividades foram desenvolvidas pela Gerência da Região Administrativa do Xingu (GRX) do Ideflor-Bio, em parceria com o Escritório Regional do Carajás e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Além das barcaças, os agricultores da região receberam a doação de 9 mil mudas de cacau (Theobroma cacao), para o cultivo da espécie em Sistemas Agroflorestais comerciais (SAFs). “O cultivo é feito, principalmente, em áreas desmatadas. Se torna uma alternativa interessante para o reflorestamento, a diversificação da produção e aumento da renda para a população local”, ponderou a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson.
Implantação – O modelo de barcaça instalado nas comunidades tem como finalidade a melhoria na secagem das amêndoas de cacau. A estrutura pode ser usada em outras culturas, como a de milho e mandioca. “O projeto ainda prevê para os próximos meses a instalação de viveiros de mudas na APA Triunfo do Xingu, assim como, a qualificação dos agricultores através de cursos, treinamentos e oficinas”, acrescenta o gerente da GRX, Dilson Lopes.
Unidade de Conservação – A APA Triunfo do Xingu está a 1.200 quilômetros de distância da capital paraense. Se destaca pelas belezas cênicas, pela rica biodiversidade e a presença das florestas úmidas do interflúvio Tapajós-Xingu. Além disso, a UC, gerida pelo Ideflor-Bio, abriga ainda um vasto conhecimento das populações locais na agricultura de pequeno porte e no processamento de produtos florestais.
0 comentário
Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações