Produtor do Triângulo Mineiro aposta na venda de mandioca congelada para aumentar renda
A dificuldade em manter uma pequena criação de gado leiteiro fez com que uma família do município de Itapagipe, no Triângulo Mineiro, investisse em uma nova atividade. Após ser obrigado a reduzir o número de cabeças do rebanho que possui, o agricultor Fábio Antônio da Silva montou uma pequena agroindústria para vender mandioca descascada, picada e congelada.
“Estava no fundo do poço depois que meu rebanho ficou doente e a produção de leite caiu. Mas, felizmente, tive a ideia da venda da mandioca congelada. Agora estou animado”, afirma o produtor.
Para montar a agroindústria, ele buscou apoio da Emater-MG – vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Uma casa da família foi adaptada e transformada num espaço adequando para a produção. Com o investimento de R$ 15 mil, também foram adquiridos equipamentos como freezer, embaladora, seladora e balança.
“Além da adequação do ambiente, seguimos as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e elaboramos um manual de boas práticas de processamento e procedimento operacional. Também orientamos a elaboração do rótulo e demos assistência técnica na lavoura de mandioca”, explica a técnica de Bem-Estar Social da Emater-MG, Juliana Martha de Souza.
Flávio da Silva planta mandioca em uma área de 2,4 hectares da propriedade. Mas ele também precisar comprar a matéria-prima de outros produtores da região para dar conta da demanda. Hoje, trabalhado com a família, o agricultor vende cerca de 500 pacotes de um quilo de mandioca congelada por semana.
O produto que o agricultor de Itapagipe vende na região ganhou o nome de Manivita. Além da marca, o rótulo conta com todas as informações necessárias exigidas pela Vigilância Sanitária. “Hoje, além de Itapagipe, já vendo a mandioca congelada para mercados e açougues dos municípios de São Francisco, Frutal e Fronteira”, comemora Flávio da Silva.
Reconhecimento
O trabalho de montagem da agroindústria de mandioca congelada foi o vencedor da Unidade Regional da Emater-MG de Uberaba no concurso MelhorAção 2018 e um dos finalistas na categoria estadual.
Promovido pela empresa, o concurso tem o objetivo de reconhecer as melhores iniciativas desenvolvidas pelos seus funcionários. As ações precisam ter resultados significativos na rotina da unidade de trabalho da empresa ou para o cliente da Emater-MG.
0 comentário
Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações