Melão: Preços caem na parcial da safra 2018/19
Na parcial da temporada 2018/19 (agosto a outubro), os preços do melão amarelo recuaram levemente no Rio Grande do Norte/Ceará – o tipo 6 e 7 obteve queda de 2% em comparação com os do ano passado, com média de R$ 21,18/cx de 13 kg. Isso ocorreu porque a produção se elevou no período.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, além dos menores embarques internacionais, houve leve recuperação da produtividade da fruta, em decorrência das chuvas mais frequentes – em especial, durante a entressafra, quando aumentaram os volumes de algumas reservas, melhorando a qualidade da água da região. Como consequência, uma maior disponibilidade da fruta ficou no mercado doméstico.
Este cenário limitou, inclusive, as cotações do melão no Vale do São Francisco (PE/BA). Nesta praça, o amarelo a granel foi vendido por valores 13% inferiores na mesma comparação. A entrada de melões potiguares/cearenses, também no mercado regional, afetou a comercialização da fruta do Vale – que, em grande parte, se concentra neste comércio no segundo semestre (entressafra da região).
Para novembro, são esperados preços limitados, em decorrência do mercado doméstico ainda enfraquecido – apesar do leve aumento dos envios para a Europa, devido às festividades de fim de ano. Em relação à oferta do Rio Grande do Norte/Ceará, as perspectivas são de que se mantenha firme até março de 2019, uma vez que os plantios de melão se estendem até a primeira semana de janeiro.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
Futuros do cacau em NY se recuperam
Clima seco ameaça safra de cacau da Costa do Marfim, dizem agricultores
Mandioca/Retrospectiva Cepea: Esmagamento é recorde em 2024
Cacau amplia queda em Nova York
Safra 24/25 de cacau traz novos desafios enquanto o Brasil foca na retomada da produção nacional
Abertura do mercado chinês para a uva brasileira traz grandes expectativas para o mercado de embalagens