Epagri recebe nesta terça-feira prêmio Fritz Muller pela produção de banana orgânica
A Epagri recebe nesta terça-feira, 6, o 20º Prêmio Fritz Müller. A Empresa foi premiada na categoria Agricultura Sustentável pelo projeto “Organização e melhoria no sistema de produção orgânica de banana prata no extremo sul catarinense”. A entrega acontece a partir das 20h, na sede da Fiesc, em Florianópolis.
O projeto premiado foi desenvolvido pela Gerência Regional da Epagri em Araranguá. Os técnicos da Empresa prestam assistência técnica que fomenta a produção de banana prata orgânica em três associações de agricultores familiares de seis municípios do extremo sul: Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul, Ermo, Turvo e Santa Rosa do Sul. O Sul do Estado concentra 49% da produção catarinense de banana do grupo Prata.
Graças ao esforço conjunto da Epagri e produtores, as famílias atendidas deixaram de depositar nos 450 hectares de suas propriedades cerca de 337 toneladas de fertilizantes químicos e 45 mil litros de calda de agrotóxicos por ano. O resultado é uma banana produzida de forma limpa e sustentável.
Também se destacam no projeto a humanização e otimização da mão de obra, a adequação das casas de embalagens às normas sanitárias, a diminuição das perdas pós-colheita, melhorias na tecnologia de adubação e aplicação de óleo mineral, aumento na eficiência de transporte. Além disso, houve maior aproximação entre as associações e entidades, aumento do envolvimento da Epagri e melhor divulgação da cadeia produtiva.
O projeto elaborado pela Epagri permitiu investimentos superiores a R$ 1 milhão. Os recursos são provenientes do Programa SC Rural, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca com apoio financeiro do Banco Mundial e do Governo de Santa Catarina.
Paulo Arruda, diretor de extensão da Epagri, destaca que a banana orgânica produzida no extremo sul de Santa Catarina já é uma grande referência para o Brasil. “A própria região busca essa diferenciação de produtos, tanto na banana como no arroz orgânico”, descreve ele, lembrando ainda que o Fritz Muller é um dos mais importantes prêmios de sustentabilidade do Estado.
Para Reginaldo Ghellere, gerente regional da Epagri em Araranguá, o prêmio reforça entre técnicos e agricultores que a sustentabilidade é o caminho correto a seguir. “Receber um prêmio desse nos deixa gratificados, porque é o reconhecimento do trabalho realizado por muitas mãos: os agricultores, os responsáveis pelas associações, e os colegas da Epagri que atuaram diretamente para que as coisas realmente acontecessem”, avalia.
O Prêmio Fritz Müller é concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para empresas e instituições públicas que possuem trabalhos e projetos na área ambiental desenvolvidos em Santa Catarina. O projeto da produção de banana orgânica no Sul do Estado já foi premiado neste ano pela Editora Expressão com o troféu Onda Verde, uma das mais importantes condecorações na área de ecologia no Sul do Brasil.
0 comentário
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
Mercado da China está aberto para a uva do Brasil, mas primeiros embarques devem ficar para 2025
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã