Melancia: Com ânimos limitados, produtores devem iniciar atividades na BA

Publicado em 24/10/2018 13:36

A colheita da primeira parte da safra de melancia de Teixeira de Freitas (BA) está se iniciando nesta segunda quinzena de outubro, ainda de forma pontual, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Com o regime de chuvas dentro da normalidade na praça baiana em 2018, produtores devem seguir o calendário tradicional (outubro a abril) da região para a safra da fruta. Mesmo assim, haverá maior concentração de atividades na segunda parte da temporada (janeiro a abril de 2019), com colheita de aproximadamente dois terços da área total.

O plantio deve seguir até janeiro e, com a alta probabilidade de ocorrência de El Niño na primavera e no verão (segundo relatório do Inmet), o volume de chuvas tende a ser menor no Nordeste. Apesar das preocupações com o abastecimento hídrico, este cenário também deve permitir maior controle dos períodos de irrigação.

Entretanto, o cenário de incertezas resultante da última safra limitou os investimentos neste ano, motivando a saída de aventureiros do setor e a redução de área por produtores tradicionais. Após os resultados insatisfatórios da temporada anterior, devido ao período estendido de chuvas, perdas na lavoura e menor produtividade, melancicultores têm expectativas de recuperação da rentabilidade em 2018/19.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário