Banana: Maior oferta pressiona rentabilidade da prata

Publicado em 20/09/2018 13:05

A oferta de banana prata deve seguir aumentando nas próximas semanas, com a intensificação da "safra" nas principais regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. A maior disponibilidade tem sido verificada no mercado desde julho, pressionando as cotações. Naquele mês, a variedade foi comercializada por R$ 0,85/kg, em média, e por R$ 0,70/kg em agosto no Norte de Minas Gerais, valores respectivamente 45% e 55% menores que a média do primeiro semestre deste ano.

Os valores em setembro/18 podem chegar próximos aos de novembro de 2017, quando as cotações ficaram abaixo do custo de produção. Neste cenário, a rentabilidade unitária da banana prata tem sido pressionada desde julho nas regiões produtoras de Minas Gerais (norte do estado e Delfinópolis), Bom Jesus da Lapa (BA) e do Vale do São Francisco (BA/PE).

Nos dois primeiros meses do segundo semestre (julho e agosto), os preços médios estiveram acima do valor estimado para cobrir o custo de produção de um quilo da fruta nessas regiões: no Vale do São Francisco, por exemplo, a cotação foi 14% maior que o custo. Apesar da alta do dólar frente ao Real em 2018, os gastos estão controlados, o que permitiu rentabilidade positiva nestes meses.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário