Melão: Receita com exportação aumenta em 2017/18
A temporada 2017/18 terminou em março no Rio Grande do Norte/Ceará. Com isso, melonicultores já começam a planejar a próxima safra. Segundo produtores, os resultados promissores desta campanha e as chuvas que caíram na região nos últimos meses podem animar a renovação dos plantios. Por enquanto, a expectativa é de área estável na temporada 2018/19.
Quanto às exportações brasileiras de melão entre agosto/17 e março/18, totalizaram 224 mil toneladas, apenas 1% abaixo da quantidade embarcada na campanha 2016/17, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). A redução do volume pode estar relacionada à recorrente crise hídrica e à consequente queda na produtividade.
Vale lembrar que, apesar de ter chovido no primeiro trimestre de 2018, a crise hídrica nos últimos anos limitou os recursos de irrigação e tornou a água mais salina. Houve relatos, ainda, de que as recentes chuvas prejudicaram os últimos embarques da safra (por conta da queda da qualidade).
Por outro lado, o valor recebido com as exportações na campanha 2017/18 foi 10% superior ao da temporada anterior, somando US$ 163 milhões (FOB) – expectativas de que o dólar permaneça acima de R$ 3,00 podem continuar animando exportadores.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário

CNA discute demandas da fruticultura

Turquia: o país que está em dois continentes tem várias semelhanças com o Brasil no cultivo de tomates

SP passa a exportar avocado para novos mercados internacionais

Horti Resenha Podcast #94 - Como enfrentar os desafios de manejo contra as doenças fúngicas na safra da uva

Alta do cacau deve impactar os preços dos chocolates na Páscoa

Última parada nas estufas de produtores de tomate da Turquia