Melão: Produto brasileiro se valoriza no mercado internacional
As exportações brasileiras de melão cresceram em novembro frente ao mês anterior e também a novembro/16 (tanto em termos de volume quanto de receita). Segundo a Secex, no mês passado, foram embarcadas 42,6 mil toneladas da fruta, com receita de US$ 31,2 milhões, respectivas altas de 9% e de 23% frente a nov/16. Os envios à União Europeia costumam aumentar nesta época, para atender a demanda para as festas de fim de ano. Além disso, a exclusividade do Brasil em abastecer a UE no período estimulou a valorização do melão. De acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), apenas o melão brasileiro tem entrado nos portos de Rotterdam (Holanda) e de New Covent Garden (Reino Unido) – os de maior importância para o mercado. Em novembro, o melão amarelo teve média de US$ 11,24/cx de 10 kg no mercado britânico, alta de 10% frente ao mesmo mês do ano passado. No porto holandês, a média da variedade foi de US$ 9,53/cx de 10 kg. No início do próximo ano, porém, a entrada de outros países fornecedores, como Honduras e Costa Rica, no mercado europeu deve pressionar os valores pagos pelo produto brasileiro.
0 comentário
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas