Pesquisadores desenvolvem nova variedade de pera em SC
No Oeste catarinense, depois de 18 anos de estudos e testes, pesquisadores chegaram a uma nova variedade de pera. É a primeira desenvolvida no Brasil, de acordo com as características do clima local. A Epagri tem investindo em pesquisas pra incentivar o cultivo da pera no estado, já que hoje Santa Catarina ainda exporta 90% do que consome. Em Santa Catarina são apenas 85 agricultores.
"Nossa região tem cerca de 550 horas de frio. Então essa pera está produzindo bem aqui. O interessante é que ela mantém uma uniformidade de peso de fruto lá na planta, então isso é bom comercialmente. E todo ano tem produzido, não tem alternado, o que é algo interessante", diz Ivan Faoro, pesquisador da Epagri em Caçador, sobre a pera "carolina", de sabor mais leve e equilibrado.
Apesar de exigir mais cuidados, a pera tem rendimento cinco vezes maior do que a maçã. No entanto, ainda levará um tempo para a nova variedade chegar ao consumidor final. "Toda fruta que a gente lança tem um tempo para entrar no mercado. Primeiro tem que começar a produção de mudas pelos produtores, depois o plantio. Pode esperar que essa pesa começa a chegar ao mercado daqui a uns três anos", diz o pesquisador.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - SC.
0 comentário
HORTI RESENHA #77 - Abrafrutas: 10 anos fomentando exportações de frutas do Brasil
Abrafrutas celebra grande conquista: mercado chinês abre as portas para uvas frescas brasileiras
Pepino caipira é o destaque da semana (18 a 22/11) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
Cenoura/Cepea: Preços sobem com força em São Gotardo (MG)
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais de mandioca e florestas plantadas