Falta de chuva causa queda de 50% na produção de jabuticabas em MT
A falta de chuva neste ano trouxe prejuízos aos produtores rurais de diferentes setores de Mato Grosso, incluindo os de jabuticaba, no município de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá. A produção de jabuticabas é tradição no sítio da dona Neuza Rodrigues Schembeck. Há 60 anos a família dela se dedica ao cultivo dessa fruta que cresce nos troncos e galhos das jabuticabeiras.
Nos quatro hectares do sítio, estão plantados 650 pés da espécie sabará. A produção é vendida em sorveterias da capital e em outras cidades da região sul do estado. No local ainda são feitos a geléia e o licor de jabuticaba. Para divulgar esse trabalho, a família ainda abre o sítio para visitação, no Festival da Jabuticaba, realizado uma vez por ano. Os visitantes pagam uma taxa de R$ 10 a R$ 15 e podem colher as frutas à vontade.
"[O festival] começou em 87 com uma festinha bem tímida, que só era divulgada no boca a boca, porque na época telefone era difícil", contou a produtora.
"Isso aqui é um conjunto de coisas boas, começando com o local que é um lugar bonito né, e o prazer de pegar a fruta colhendo no pé, porque a jabuticaba colhendo no pé com certeza é bem melhor do que comprar por aí", disse o autônomo Sebastião Barbosa, frequentador o local.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.
0 comentário
Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp
Melancia/Ceoea: Dezembro chegou e traz recuperação nas cotações