Falta de chuva causa queda de 50% na produção de jabuticabas em MT
A falta de chuva neste ano trouxe prejuízos aos produtores rurais de diferentes setores de Mato Grosso, incluindo os de jabuticaba, no município de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá. A produção de jabuticabas é tradição no sítio da dona Neuza Rodrigues Schembeck. Há 60 anos a família dela se dedica ao cultivo dessa fruta que cresce nos troncos e galhos das jabuticabeiras.
Nos quatro hectares do sítio, estão plantados 650 pés da espécie sabará. A produção é vendida em sorveterias da capital e em outras cidades da região sul do estado. No local ainda são feitos a geléia e o licor de jabuticaba. Para divulgar esse trabalho, a família ainda abre o sítio para visitação, no Festival da Jabuticaba, realizado uma vez por ano. Os visitantes pagam uma taxa de R$ 10 a R$ 15 e podem colher as frutas à vontade.
"[O festival] começou em 87 com uma festinha bem tímida, que só era divulgada no boca a boca, porque na época telefone era difícil", contou a produtora.
"Isso aqui é um conjunto de coisas boas, começando com o local que é um lugar bonito né, e o prazer de pegar a fruta colhendo no pé, porque a jabuticaba colhendo no pé com certeza é bem melhor do que comprar por aí", disse o autônomo Sebastião Barbosa, frequentador o local.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.
0 comentário

CNA discute demandas da fruticultura

Turquia: o país que está em dois continentes tem várias semelhanças com o Brasil no cultivo de tomates

SP passa a exportar avocado para novos mercados internacionais

Horti Resenha Podcast #94 - Como enfrentar os desafios de manejo contra as doenças fúngicas na safra da uva

Alta do cacau deve impactar os preços dos chocolates na Páscoa

Última parada nas estufas de produtores de tomate da Turquia