INTERNACIONAL: Nações Unidas divulga recorde na produção mundial de arroz
Em comparação a 2009 – quando foram produzidas 680 milhões de toneladas - a produção terá uma alta de 4%. A produção indiana tem um crescimento previsto de 15%, alcançando os 151 milhões de toneladas, segundo um relatório da Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO) divulgado hoje.
"As chances de as condições climáticas criadas pelo El Niño se dissiparem nos próximos meses melhoraram, o que reforça um retorno da normalização do clima, que favorece as lavouras que ainda serão plantadas. A Índia deve liderar essa retomada da produção na região”, informou a FAO.
As cotações a futuro do arroz em casca avançaram em Chicago por conta de especulações de que a Índia poderia se tornas um grande importador pela primeira vez em duas décadas. No entanto, essa alta na produção mundial elimina o risco de que a nação asiática recorra ao mercado externo para atender sua demanda interna pode provocar uma queda expressiva nos preços.
“O bom abastecimento dos estoques com a segunda safra de 2009 no hemisfério norte, e com as principais safras de 2010 no hemisfério sul pode reforçar essa queda nos preços”, afirmou a FAO.
A produção nas Filipinas – o maior importador de arroz do mundo – pode ser expandida em 9% , chegando em 17,4 milhões de toneladas. Isso foi possível graças aos subsídios para as sementes oferecidos pelo governo aos produtores e a um programa de assistência agrícola da União Europeia que disponibilizou US$13,5 bilhões ao país.
Com informações da Bloomberg
Tradução: Carla Mendes
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos