Argentina: Já foram autorizadas todas as cotas exportáveis de trigo
O governo nacional liberou uma cota da exportação de trigo 2009/2010 de 2,121 milhões de toneladas, um número que está alinhado com a cota prometida pela presidente Cristina Fernández Kirchner para esta campanha.
A recente aparição de contratos forward de trigo de janeiro e fevereiro de 2010 em valores mais próximos da capacidade de pagamento da exportação, obedece ao fato de que, alguns traders deveriam contar com documentos que respaldem a propriedade da mercadoria para poder conceder a ROE (permissão de embarque), enquanto que outros deveriam conseguir o cereal para cumprir com compromissos assumidos com importadores brasileiros.
Na segunda quinzena desse mês estão programados embarques de trigo de 214.000 toneladas pelos portos de Up River, Bahía Blanca e Necochea, segundo dados da Bolsa de Comércio de Rosario.
No que diz respeito ao milho 2009/2010, desde meados de outubro passado até hoje, o governo liberou uma cota de exportação de 2,502 milhões de toneladas. Na segunda quinzena de novembro, foram programados embarques de 307.520 toneladas de milho em portos da zona de Rosario (Up River).
Em 4 de novembro passado, a presidente Cristina Fernández Kirchner se comprometeu em liberar um saldo exportável para o ciclo 2009/2010 de 3 milhões de toneladas de milho e 2 milhões de toneladas de trigo.
0 comentário
Onda de calor na Argentina danificará safras antes da próxima chuva, diz especialista
AgResource Brasil: Devido ao La Niña, produção de milho e soja no Brasil tem alterações
Ibrafe: 2024 foi um marco significativo para as exportações brasileiras no setor de Feijões e pulses
Feijão/Cepea: Início de ano é marcado por aumento na oferta e na qualidade
Tomate/Cepea: Cotações "alçam mais um voo de galinha"
Ibrafe: Colheita de Feijão no Paraná já ultrapassou 70%