Federarroz: Abertura da Colheita do Arroz entregará ferramentas para produtor se manter na atividade

Publicado em 28/01/2025 13:13
Organizadores apresentaram o evento, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas em Capão do Leão (RS)

A comissão organizadora da 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas apresentou detalhes sobre o evento que será realizado entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Capão do Leão (RS). A coletiva para jornalistas foi realizada nesta terça-feira, 28 de janeiro, na sede da Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, que pelo sétimo ano consecutivo recebe o evento.

O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, foi o primeiro a fazer uso da palavra. Ele destacou a dimensão importante e significativa do evento, abrangendo toda a cadeia do sistema produtivo de Terras Baixas. Stumpf também falou sobre os seis painéis que formam a programação da Embrapa durante a Abertura da Colheita. “Foi construída uma agenda relacionada a soluções tecnológicas de projeções acerca do arroz, soja e cadeia forrageira. Serão seis painéis focando no solo no primeiro dia. Já no segundo dia. será trabalhada a cadeia forrageira, e no terceiro dia será apresentado o portfólio da Embrapa quanto ao arroz.

O diretor técnico do Senar, Cláudio Rocha, lembrou que em 2024, durante a 34ª edição da Abertura da Colheita, não imaginavam que pouco tempo depois, as enchentes assolariam o Estado. Disse que, após isto, ficou clara a força dos arrozeiros, por tudo que fizeram ao auxiliar na recuperação, como o trabalho para drenar o Aeroporto Internacional Salgado Filho e outros locais. Já sobre as palestras que ocorrerão durante a Abertura da Colheita, avaliou que disseminar conhecimento é muito importante para o Senar. “Vamos falar sobre o clima, mas sem esquecer a gestão. E vamos, em nosso espaço, realizar uma oficina de tratamento de sementes, com uma atividade prática”, detalhou.

Também fez uso da palavra o prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt. Se mostrou muito grato pela realização do evento dentro do município. “Temos oferecido grandes vantagens para empresas investirem em Capão do Leão e a Abertura da Colheita traz um grande movimento e visibilidade para nossa cidade”, destacou. Ainda contou que é do tempo em que o arroz era cortado à foice e que é muito gratificante ver a troca de conhecimento técnico que o evento promove.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, destacou que a safra deste ano foi desafiadora, tendo em vista a grande enchente de maio, mas que estes desafios fazem com que o produtor se reinvente. “Nossa obrigação, enquanto instituição séria, é entregar ferramentas para que o produtor se mantenha sempre produzindo. Nesta Abertura da Colheita teremos 60 palestrantes, mais de 90 horas de material técnico para qualificar o produtor”, afirmou. Velho disse, ainda, que o episódio climático extremo, fez com que o consumidor percebesse a importância do setor para a segurança alimentar do brasileiro.

Além de palestras dos mais diversos temas, a Abertura da Colheita reúne cerca de 200 empresas que apresentam a produtores e público em geral as mais recentes tecnologias aplicadas ao agronegócio, bem como universidades e instituições de pesquisa. A área destinada ao evento totaliza 27 hectares, sendo 1,6 deles destinados à lavoura Breno Prates, onde se concentra o momento ápice, a colheita de área plantada de arroz e de soja, programada para o dia 20, às 16h30min. As Vitrines Tecnológicas, que atraem grande público, reunirão cerca de 50 empresas. A organização estima a passagem de 16 mil pessoas nos três dias de evento.

Este ano, o tema escolhido para a Abertura da Colheita é “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”. O evento é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Pelo site colheitadoarroz.com.br podem ser buscadas mais informações bem como realizar inscrições gratuitas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário