Strategie Grains reduz previsões de safras de canola e girassol da UE
PARIS (Reuters) - A Strategie Grains reduziu novamente suas previsões mensais para as safras de canola e girassol deste ano na União Europeia, uma vez que o clima desfavorável continuou a afetar as principais culturas de sementes oleaginosas do bloco, informou a consultoria.
A empresa reduziu sua perspectiva para a safra de canola da UE em 2024 pela terceira vez consecutiva. Ela fixou a produção em 17,27 milhões de toneladas métricas, abaixo das 17,80 milhões previstas há um mês e agora quase 14% abaixo do nível do ano passado.
A produção esperada foi revisada para baixo, principalmente na Alemanha, República Tcheca, Polônia, Hungria e Romênia, refletindo tanto os baixos rendimentos quanto a menor área cultivada, disse um relatório.
A colheita de canola está em seus últimos estágios na Europa.
Os analistas previram uma safra menor na UE após meses de fortes chuvas, inclusive na França, onde o Ministério da Agricultura estima que a produção pode cair quase 8%.
Para a semente de girassol, colhida no final do verão e no outono, a Strategie Grains reduziu sua previsão para a UE pelo segundo mês consecutivo, projetando agora a safra em 9,65 milhões de toneladas, em comparação com 10,49 milhões anteriormente.
A revisão acentuada colocou a previsão abaixo da produção do ano passado, de 9,80 milhões de toneladas.
Depois de uma primavera úmida, as plantações de girassol no leste da Europa passaram por um início de verão quente e seco. A Strategie Grains disse que reduziu suas expectativas para a Romênia e a Bulgária e, em menor escala, para a Hungria, já que o clima de julho prejudicou os rendimentos.
Na semana passada, a Comissão Europeia também reduziu suas previsões mensais para a produção de sementes de canola e girassol da UE, projetando agora as safras em 18,38 milhões e 10,14 milhões de toneladas, respectivamente.
Para a safra de soja da UE, a Strategie Grains manteve inalterada sua perspectiva para 2024 em 2,99 milhões de toneladas, um aumento de 4,6% em relação ao ano passado, com o plantio maior compensando um rendimento menor.
Espera-se que os estoques de sementes de canola e girassol da UE sejam apertados em 2024/25, apesar das revisões para cima das importações projetadas, e isso deve levar a preços mais altos do que se pensava anteriormente, disse a Strategie Grains.
No entanto, a incerteza sobre o impacto da nova regulamentação sobre desmatamento da UE, que abrangerá principalmente as importações de soja e óleo de palma, pode levar à volatilidade dos mercados de sementes oleaginosas no curto prazo, acrescentou.
(Reportagem de Gus Trompiz)
0 comentário
Tomate/Cepea: Cotações "alçam mais um voo de galinha"
Ibrafe: Colheita de Feijão no Paraná já ultrapassou 70%
Embrapa lança edital para seleção de produtores de sementes de feijão preto
Ibrafe: Mercado de Feijão nestes primeiros dias de janeiro apresenta uma dinâmica complexa
Feijão, por Ibrafe: Varejo historicamente repassa quedas muito lentamente
Rio Grande do Sul encerra a semeadura de arroz irrigado