Tecnologia catarinense para produção de arroz será levada para a Guiana

Publicado em 04/04/2023 07:38

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina é referência internacional em pesquisa e tecnologia voltados ao setor. Nesta segunda-feira, 3, o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, e o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Dirceu Leite, receberam uma comitiva da Guiana para tratar de parceria para produção de arroz irrigado no Caribe.

“Uma visita importante que reconhece a qualidade dos produtos de Santa Catarina. As sementes de arroz produzidas aqui, através da pesquisa da Epagri, conquistaram o Brasil e o mundo e isso demonstra o status de excelência dos nossos produtos. Os representantes da Guiana vem em busca da nossa tecnologia e nosso modelo de produção, baseado na pequena propriedade. Mais um produto de Santa Catarina que conquista do mundo”, destaca o secretário Colatto.

Os guianeses visitaram a Estação Experimental da Epagri de Itajaí, que realiza pesquisas com arroz desde 1976 e é hoje uma referência nesta área. Ao longo de sua história, já lançou 33 cultivares, muitos deles ainda em uso em Santa Catarina, em outros estados e até mesmo em outros países.

Conforme a Epagri, a qualidade da semente de arroz irrigado produzida em Santa Catarina é reconhecida como a melhor do Brasil. Cerca de 40% das sementes de arroz produzidas no estado são exportadas para diferentes regiões brasileiras. As variedades levam aos produtores uma melhor produtividade, qualidade e sanidade.

Segundo diretor da Elite Solutions, Bruno Maia, a Guiana é um grande produtor de arroz, porém ainda é deficiente em tecnologias aplicadas. “Esperamos que essa parceria seja longa e duradoura e que possamos levar todo o know how de Santa Catarina para a Guiana e Suriname. Somos um grande produtor de arroz, porém a  tecnologia aplicada lá é de 1980 e a gente tem que levar 2023 para dentro da Guiana”.

A agenda da comitiva contempla ainda a visita a cooperativas e agroindústrias da região Sul do Estado.

Arroz na economia de SC

A cadeia produtiva do arroz irrigado tem grande importância social e econômica para Santa Catarina. São mais de cinco mil famílias envolvidas na produção, distribuídas em 93 municípios, cultivando o cereal em 147 mil hectares. O estado conta ainda com cinco cooperativas e mais de 50 indústrias de beneficiamento, empregando mais de 50 mil pessoas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. de Agricultura - SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário