Paraná reduz projeções de safra para soja e milho; prevê mais perda para a oleaginosa
Por Nayara Figueiredo
SÃO PAULO (Reuters) – A produção de soja do Paraná foi estimada em 20,7 milhões de toneladas para a safra 2022/23, uma queda em relação aos 21,4 milhões projetados no mês passado e ainda podem surgir novas perdas em decorrência dos impactos de uma seca que atingiu as lavouras em dezembro, disse nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).
O órgão estadual também fez ajustes para baixo em sua expectativa mensal de produção de milho primeira safra, para 3,69 milhões de toneladas, e no potencial do cereal da segunda safra, a 15,37 milhões.
No caso da soja, a perspectiva inicial indicava colheita de 21,5 milhões de toneladas, o que significa que já há uma perda consolidada no campo de 800 mil toneladas, ou 3,7%.
“A perda ocorreu principalmente pela estiagem e calor intenso durante o mês de dezembro, especialmente na região oeste e no sudoeste do Estado”, disse à Reuters o analista do Deral Edmar Gervásio.
Mesmo com a redução da produção, ele acredita que a safra “ainda é ótima”, 70% superior ao volume colhido na temporada anterior, quando as lavouras da região Sul foram afetadas por uma seca mais severa.
Gervásio alertou, no entanto, que há um viés de “reduções futuras na produção” da safra 2022/23 em função do clima.
“A safra apresenta um atraso em seu ciclo, devido ao plantio um pouco mais tarde e fatores climáticos no desenvolvimento das plantas”, comentou.
Segundo ele, a colheita de soja teve início no Paraná nesta semana, porém ainda de forma pontual, inferior a 1% da média do Estado. A expectativa é que a partir da primeira semana de fevereiro os trabalhos ganhem volume.
MILHO
A expectativa atual para a primeira safra paranaense de milho 2022/23 é de que sejam produzidos 3,69 milhões, informou o Deral, versus 3,73 milhões estimados no mês passado e 2,3% abaixo da expectativa inicial de 3,8 milhões de toneladas.
“A redução é em decorrência dos impactos climáticos no decorrer do ciclo da cultura”, afirmou Gervásio.
Ele disse que a colheita de verão caminha lentamente, e nos próximos dias, havendo clima favorável, deverá ter um avanço significativo.
Para a segunda safra de milho, normalmente a maior da temporada, o Deral passou a ver potencial para 15,37 milhões de toneladas, contra 15,42 milhões em dezembro.
Apesar dos cortes, a produção esperada para o cereal é 24% maior que a do ciclo anterior e a “safrinha” pode ter aumento de 16% no comparativo anual, de acordo com os dados.
1 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
junior cesar gottems são martinho - RS
Aguardamos os próximos capítulos,mas o Brasil não passa das 140 milhões de toneladas de soja.
Concordo plenamente, Argentina nem se fala do tamanho das percas..., Enormes, Paraguai ? , Idem, resumindo, + - umas 30m.T. à menos do total previsto no Plantio..., Esta é a realidade, infelizmente ??
Leodir Vicente o que está acontecendo no clima ao sul da nossa América, já bastante tempo com essas longas estiagens
É Nadir, nossa situação nos últimos 2 anos não está fácil, pouquíssimas chuvas, e quando vem ,,muito instável, só de manchas, e as vezes muita chuva em pouco tempo, clima bastante estranho ??
Fui no Paraná uma vez. Não tem nenhuma árvore.
Veio visitar as cataratas do Iguaçu ??
Para não ter encontrado nenhuma árvore, deve ter visitado só algum shopping. Saiba Sr. Nadir que, por incrível que pareça, nas ultimas duas décadas as áreas de mata, tanto no PR como em SC, aumentaram, tanto as plantadas, como as nativas, principalmente nas beiras de sangas e rios.
Gilberto Rosseto, nunca vi alguém idiota como tu
Discordo
Sr. Nadir, não tenho certeza, mas acho que o pr. Tem muito mais Árvores do que o seu estado, pois só a Serra do mar e o centro do estado, que eu acho que o Sr. não tenha passado ( viajado ) , pois são terrenos muitos acidentados correspondem por milhares de kms. Quadrados..., Portanto pesquise antes de postar ou comentar bobagens, me desculpe , mais achei que o Sr. era um pouquinho mais inteligente, abraços..
Sr. Nadir.....Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador. (Paul Valéry)
Mas falando sério Sr. Nadir, tendo em vista que o senhor foi no Paraná e não viu nenhuma arvore e também nunca viu um idiota como eu, ... e olha que tem idiotas aos bandos por ai, não queria perguntar, mas perguntando; será que o senhor não está precisando trocar os óculos?
Bom em matéria de xingamento eu acho que eu não nenhuma flor
Mas dessa forma direta e por motivo fútil, acho que é falta de educacao
SEO CARLO, existem indivíduos que usam palavras. Mas, ignoram seus significados:
Vou colocar o significado de idiota, segundo o dicionário:
idiota: adjetivo e substantivo de dois gêneros
1. diz-se de ou pessoa que carece de inteligência, de discernimento; tolo, ignorante, estúpido.
2. diz-se de ou pessoa pretensiosa, vaidosa, tola.
3. OFENSIVO•PSIQUIATRIA
Ver a definição
4. adjetivo de dois gêneros
que denota falta de inteligência, de discernimento; parado, estúpido, imbecilizado.
"no seu rosto, havia uma expressão i."
5. adjetivo de dois gêneros
que não tem valor, sem interesse, sem sentido.
"um livro i."
AGORA VEJA SE O CONCEITO SE ENCAIXA NO EMBATE ENTRE AS MENSAGENS...
QUEM IGNORA O QUE ???