CNA discute comparativo internacional de custos de produção de grãos

Publicado em 06/09/2022 13:33
Esse e outros temas foram tratados na reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na segunda (5), para discutir, entre outros temas, os custos internacionais de produção de grãos.

O pesquisador Mauro Osaki, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), fez um comparativo sobre os custos de produção no Brasil e em outros países.

Segundo ele, mesmo com o aumento da produção de soja e milho no país, o produtor brasileiro fica em desvantagem competitiva, diante da alta dos custos.

Gastos com fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes, diesel e manutenção preventiva e mão de obra diminuem a competitividade, de acordo com o pesquisador.

Para a soja, o custo de produção do Brasil, considerando a média dos últimos cinco anos, foi o dobro da Argentina, quase duas vezes maior que o da Ucrânia e 7,8% superior ao dos EUA. 

No caso, do milho, o custo de produção do grão no Brasil é quase o dobro do da Argentina, 12% superior ao do produto norte-americano e 15% maior que o ucraniano.

Brasil, Argentina e EUA representam 80% da produção mundial de soja. Em relação ao milho, os principais produtores, respondendo por 68% da oferta global, são EUA, China, Brasil e Argentina.

Sobre o plantio das novas cultivares resistentes a herbicidas hormonais (Dicamba e 2,4D), o presidente da Comissão, Ricardo Arioli, o assessor técnico Tiago Pereira, e os membros do colegiado, relataram algumas preocupações em relação às tecnologias, principalmente em função da experiência vivenciada por produtores de soja nos Estados Unidos relacionados à deriva e do potencial de injúrias para culturas sensíveis

Em agosto, a CNA solicitou celeridade na publicação das portarias, que visam normatizar e operacionalizar as medidas de mitigação dos riscos associados ao uso dessas novas tecnologias.

Ainda no encontro, os assessores de Relações Institucionais Victor Ayres e Fabíola Melo fizeram uma apresentação sobre os temas de interesse do setor que tramitam no Congresso Nacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário