Secagem e armazenagem de grãos na propriedade tem grande potencial de crescimento
Planejar a secagem e a armazenagem dos grãos nas propriedades rurais familiares ainda é uma deficiência. Apesar do silo secador - tecnologia simples, barata e muito eficiente desenvolvida pela Emater/RS-Ascar– já estar bem difundida no Estado, o potencial de expansão ainda é muito grande.
“A gente preconiza a secagem com ar natural, a baixas temperaturas, e entre as vantagens temos o custo de secagem, que é muito baixo e a qualidade do produto diferenciada, além da autonomia que proporciona para o produtor. Ele fica com o produto na propriedade, vende no momento em que achar melhor, não tem custos de frete e outras taxas, o que dá uma independência grande pro agricultor familiar, que se torna ‘dono’ do negócio”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar, Edar Ferrari.
Mas apesar do avanço dos silos nos últimos anos, a defasagem que existe entre a produção de grãos e a estocagem ainda é muito grande. “O produtor ainda se planeja pouco, planta lavouras, mas não tem estrutura de armazenagem, então vende, coloca numa cooperativa, terceiriza”, explica o extensionista. Ele esclarece que, procurando os escritórios da Emater/RS-Ascar o agricultor pode sair na hora com um projeto técnico de acordo com as suas necessidades, com tamanho do silo, orçamento descritivo com todos os materiais para construção e também dimensionamento do ventilador. “O ventilador é bem importante, pois ele é o coração do silo, é o que vai fazer a secagem ser eficiente ou não”, afirma.
O silo pode ser financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e, se o agricultor tiver conhecimentos de pedreiro nem precisa contratar mão-de-obra, pois o processo de construção é simples, com baixo custo de manutenção. “E ele pode aproveitar a construção de um galpão que já exista para não precisar fazer a cobertura, não ter esse gasto a mais”, frisa Ferrari.
Conforme o extensionista, o manejo do silo também é simples, sendo que os principais cuidados são o controle da umidade e da temperatura (aeração) durante o período de armazenagem, para evitar a proliferação de insetos e de fungos.
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos