Turquia diz que reunião sobre corredor de grãos da Ucrânia nesta semana é "provável"

Publicado em 18/07/2022 13:18

Logotipo Reuters

(Reuters) – Autoridades da Rússia, Ucrânia, Turquia e das Nações Unidas provavelmente se reunirão esta semana para discutir a retomada das exportações de grãos da Ucrânia no Mar Negro, disse Ancara nesta segunda-feira, enquanto uma autoridade turca disse que “pequenos problemas” remanescentes devem ser superados.

A invasão da Ucrânia pela Rússia –dois grandes fornecedores globais de trigo– elevou os preços dos grãos e outros produtos alimentícios. O conflito paralisou as exportações de Kiev, deixando dezenas de navios parados e cerca de 20 milhões de toneladas de grãos presas em silos em Odesa.

Na semana passada, o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU assinariam um acordo nesta semana sobre o corredor de exportação de grãos após negociações em Istambul. Mas o chefe da ONU, Antonio Guterres, alertou que ainda há “um longo caminho a percorrer” antes que haja negociações de paz para acabar com a guerra.

“Foi alcançado um acordo sobre um plano, princípios gerais para o transporte de grãos e produtos alimentícios… Uma reunião sobre isso na semana é provável”, disse Akar nesta segunda-feira.

O ministro disse que questões técnicas como a formação de um centro de monitoramento em Istambul, identificação de rotas seguras e postos de controle nas saídas e entradas do porto estavam na agenda.

Separadamente, um alto funcionário turco disse que havia uma alta probabilidade de o quarteto assinar um acordo nesta semana.

“No entanto, existem alguns pequenos problemas. As negociações continuam para superá-los”, disse o funcionário.

(Reportagem de Tuvan Gumrukcu, Yesim Dikmen e Orhan Coskun)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário