Cooperação internacional promove doação de arroz brasileiro para Moçambique e Líbano
Um total de 8 mil toneladas de arroz beneficiado será doado pelo governo brasileiro a pessoas em situação de insegurança alimentar nos países de Moçambique e Líbano. As cargas começam a ser transportadas por navio neste mês de novembro, e devem chegar nos portos de destino entre janeiro e fevereiro de 2022.
O produto doado é resultado de uma operação realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que nos meses de abril e maio deste ano promoveu leilões de venda de arroz em casca à granel dos estoques públicos e a compra simultânea do grão beneficiado, que seria destinado à doação para outros países.
O trabalho faz parte de compromisso brasileiro com a Cooperação Internacional, e tem respaldo na lei federal nº 12.429, de 20/06/2011, que determina o auxílio, por parte da Companhia, a partir de demanda do Itamaraty, a famílias que estejam em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio da doação de alimentos oriundos dos seus estoques públicos.
De acordo com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), que coordena a ação, os embarques ocorrem a partir do porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Os primeiros dois lotes, com mil toneladas cada, para o Líbano, foram embarcados no navio no dia 9/11 e saíram para o destino nesta quarta-feira (10). Os outros dois lotes de mil toneladas para este país já estão sendo estufados em contêineres, com previsão de saída nos dias 14 e 20/11, respectivamente. Quanto à Moçambique, os quatro lotes começam a ser enviados em 27/11 e seguem durante o mês de dezembro.
A empresa contratada para fazer a logística foi a Bolloré Logistícs. Os navios que levarão o arroz, contratado pela Bolloré, são da MSC Mediterranean Shipping do Brasil Ltda. As cargas serão entregues nos portos de Beirute e de Maputo, respectivamente.
Além da cooperação internacional, a Conab segue com a ação regular de distribuição de alimentos em todo o Brasil. Até o início de novembro, foram entregues 1.696.668 unidades de cestas básicas a comunidades em situação de insegurança alimentar no país.
0 comentário

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas