Lavouras de grãos em MG começam a ser pesquisadas esta semana pela Conab
As lavouras de grãos plantadas no estado de Minas Gerais começam a ser pesquisadas esta semana pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados irão auxiliar na composição do 10° Levantamento de Safra 2020/21, juntamente com informações dos demais estados.
Em razão da pandemia de Covid-19 o trabalho será realizado na modalidade remota. A pesquisa verificará o andamento da colheita da safrinha no estado. O trabalho será direcionado para as lavouras de algodão, amendoim, milho 2ª safra, feijão 2ª safra, feijão 3ª safra, sorgo e girassol.
Dentre as variáveis acompanhadas estão área, produtividade, estádio fenológico das culturas, crédito e financiamento das lavouras, doenças e pragas e fatores climáticos. Participam com informações para o trabalho as cooperativas, empresas técnicas de assistência, revendas de insumos e empresas de projetos rurais. São mais de 60 municípios pesquisados em nove macrorregiões do estado.
A estimativa de safra no último levantamento efetuado pela Companhia evidenciou uma tendência de decréscimo nas estimativas para todas as culturas de grãos em Minas Gerais, devido ao impacto do déficit hídrico nas lavouras, o que tem afetado a produtividade e o desenvolvimento adequado das culturas.
O trabalho de pesquisa dos técnicos segue até o dia 25 de junho e os resultados serão divulgados no site da Companhia, no dia 8 de julho, com informações das lavouras dos demais estados.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso