Pesquisa avalia progresso da safra de grãos no estado de MT
A pesquisa de atualização dos dados e informações sobre o cultivo de grãos e fibras em Mato Grosso está em andamento, nesta semana, para apurar o quadro atual das culturas de primeira e segunda safras. As informações serão utilizadas na elaboração do 7º Levantamento da Safra 2020/21 que será divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no próximo dia 8 de abril, em âmbito nacional.
Com as limitações impostas pelo recrudescimento da pandemia causada pelo coronavírus, a pesquisa segue de maneira remota, via contato telefônico com os representantes das cadeias produtivas em foco. A base do trabalho dos técnicos da Conab no estado será a análise das lavouras de algodão, feijão, arroz, girassol, mamona e gergelim. Durante a realização da pesquisa também será possível avaliar o percentual de área colhida de soja e área semeada com milho.
A avaliação por meio remoto é possível devido à vasta rede de informantes da Conab, que abrange cooperativas, empresas técnicas de assistência, revendas de insumos e empresas de projetos rurais, além da expertise histórica da Companhia no acompanhamento da safra nacional. A partir das atividades, são coletadas, principalmente, informações sobre as questões fitotécnicas e de mercado como área plantada, perspectivas de produtividade, influência climática, ataque de pragas e doenças, colheita e comercialização entre outras.
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio