Brasil importa 3º maior volume de arroz da história em dezembro

Publicado em 12/01/2021 17:00 e atualizado em 12/01/2021 18:24
Dados da Secex também apontam que o país exportou em todo o ano de 2020 o 2º maior volume da série

LOGO nalogo

O Brasil importou o 3º maior volume de arroz da história em dezembro de 2020, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, com série histórica iniciada em 1997. As importações totalizaram 217,42 mil toneladas de arroz (equivalente casca), cerca de 16% acima do que foi registrado no mês anterior e 239,5% maior do que o comparativo anual.

A maior parte dos envios ao Brasil em dezembro foram dos Estados Unidos, com mais de 60 mil t. No acumulado do ano, as importações atingem 1,26 milhão de t em equivalente arroz em casca, o maior volume em 17 anos. Os números refletem a flexibilização da Tarifa Externa Comum (TEC) para países de fora do Mercosul na aquisição de 400 mil t, com validade até dezembro de 2020.

“Esta medida teve relevância no mercado, mas se mostrou insuficiente para causar mudanças significativas de preços no curto prazo, devido à paridade de importação elevada por conta do dólar alto e à disponibilidade restrita do arroz em casca no Brasil”, destacou em nota o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP) em referência ao TEC.

Já as exportações de arroz equivalente casca no último mês de dezembro totalizaram 51 mil t, queda de mais de 29% sobre novembro e de 78% na comparação com o mesmo mês de 2019. Os principais destinos foram Peru e Gâmbia. Entre janeiro e dezembro de 2020, os embarques totalizaram 1,82 milhão de t, segundo maior volume da história.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário