Conab aponta índice de plantio de arroz, milho e soja maior que período anterior

Publicado em 19/11/2020 16:34

O cultivo de arroz, milho primeira safra e soja estão adiantados e avançam nas regiões produtoras mais representativas do país, como mostra a publicação Progresso da Safra. Produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o documento traz a evolução semanal da produção de grãos com informações sobre os percentuais de plantio e colheita das principais culturas.

Com o plantio dentro da janela ideal, o agricultor tende a encontrar uma menor possibilidade de adversidades climáticas, que coincidam com as fases mais sensíveis das culturas, reduzindo, desta maneira, as probabilidades de quebra de safras. 

Para a oleaginosa, o índice de plantio chega a 69,5% na segunda semana de novembro contra 65,3% registrado no mesmo período do ano passado. Apesar do cultivo ter atrasado devido às condições climáticas não favoráveis, o ritmo da semeadura foi recuperado com o início das chuvas. Enquanto Mato Grosso, principal estado produtor do grão, registra 92,3% da área já plantada da safra 2020/21, o percentual verificado em Mato Grosso do Sul é de 87,5% . 

No caso do milho, o país já apresenta o plantio iniciado em 56,6% da área. O Paraná é o estado que apresenta maior percentual, com 96% da semeadura já concluída. Mas é no estado de Minas Gerais que o plantio está mais acelerado, se comparado com a safra passada. Enquanto nos primeiros 13 dias de novembro de 2019 os agricultores mineiros tinham plantado cerca 40% do grão, neste ano, o índice chega a 75%. No Rio Grande do Sul, apesar dos bons índices, o avanço da semeadura e o desenvolvimento têm sido prejudicados devido à falta de umidade, consequência dos efeitos causados pelo fenômeno La Niña.

Para o arroz o avanço é registrado nos dois principais estados produtores do país. Se em Santa Catarina já ultrapassa o percentual de 95% do produto, no Rio Grande do Sul cerca de 85% da área está com o plantio realizado. Contrário do que se verifica em Tocantins e em Goiás. Nos dois estados, a semeadura está atrasada.

O acompanhamento semanal da produção realizado pela Companhia tem o intuito de auxiliar na formulação das políticas agrícolas e de abastecimento, e ainda de subsidiar os produtores rurais em suas tomadas de decisão. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário